Artesanato do tempo da vovó: camisa porta pregador

outubro 06, 2014

Quem é que nunca perdeu um pé de meia na lavagem ou colocou os pregadores no lugar errado depois de recolher a roupa do varal? Isso acontece com mais frequência do que a gente imagina, não é? Então, por que não seguir o exemplo da vovó - ela sim sabia como lavar roupa e pendurá-las para secar de forma prática e eficiente!

Pois bem, com uma camisa velha e alguns materiais fáceis de encontrar em casa, você pode fazer um porta pregador - como aquele que a sua avó tinha – para guardar não só os pregadores que insistem em desaparecer da lavanderia, mas também as meias que se perdem durante a lavagem da roupa. Veja como é fácil criar este acessório super útil para a sua área de serviço. Confira o passo a passo a seguir!

Fotos: Jenny Bateman
Materiais:
Uma camisa velha (criança ou adulto)
Um cabide de roupas (plástico ou madeira)
Tesoura
Agulha e linha (máquina de costura: opcional)

Instruções:

1. Ajuste a camisa no cabide para definir o tamanho do porta pregador

• Se usar um cabide pequeno (como aqueles usados para roupa de criança, calça ou peças menores) o tamanho será perfeito.
• Já se for um cabide maior (de madeira ou plástico), é possível reduzi-lo serrando as extremidades pela metade.

2. Coloque o gancho do cabide por dentro da camisa e corte um retângulo usando ambos lados da roupa para formar um saco.

• Centralize o gancho na parte do pescoço e suavize as rugas da camisa antes de cortá-la.
• Use as pontas do cabide para definir a largura do porta pregador, mas não se esqueça de deixar um espaço extra para fazer a costura.
• O comprimento do porta pregadores fica a seu critério, mas lembre-se que se for muito fundo fica mais difícil de retirar os pregadores!
3. Vire a camisa do avesso e costure a abertura frontal.

• Se quiser pular esta etapa da costura ou preferir um visual menos tradicional para o seu artesanato, use uma camisa pólo ou com decote em V.
• Ao costurar a parte superior do porta pregadores, lembre-se que a abertura precisa ser larga o suficiente para a sua mão passar com facilidade.

4. Depois de costurar os lados e o fundo do seu porta pregadores, vire a camisa para o lado certo.

• Considere o uso de uma fita adesiva para segurar as pontas da camisa enquanto estiver costurando a parte inferior do porta pregadores.
• Reforce a costura na base do seu artesanato para que ele possa sustentar o peso dos pregadores.
 

5. Coloque o cabide no lugar certo e costure ao longo do comprimento de cada braço
 

6. Oba, seu porta pregadores está prontinho!

·         Deixe-o em um local de fácil acesso na sua lavanderia, pode ser no varal ou em algum ganchinho na parede.
·         Por que não usar a lapela da camisa para pendurar algum pé de meia que se perde na lavagem?


Legal, não é mesmo?  A vovó realmente sabia das coisas!!!

You Might Also Like

1 comments

Que alegria ter você aqui!
Deixe o seu comentário/sugestão.

Sobre o Blog Cantinho Organizado

Desde 2010 | O Blog Cantinho Organizado é fruto de uma paixão por decoração e organização. Com o passar dos anos fui chamando de ¨meu projeto do coração¨. Foram surgindo os conteúdos com foco em todo o universo que envolve a casa; organização, receitas práticas, prazer em receber e já já teremos novidades. Agradecemos a sua visita! É uma alegria imensa ter você por aqui!

Pinterest