Festa de Primeira Comunhão

novembro 08, 2016

primeira comunhão é um dos sete sacramentos da igreja católica e um marco importante na vida de um fiel. A primeira comunhão é um ritual com muitos simbolismos próprios, por isso é importante conhecê-los ou relembrá-los para te ajudar a organizar uma festa que represente da melhor forma esse momento e não fuja daquilo que é o foco do sacramento: a comunhão com cristo, representada na forma do pão e do vinho. Por ser um momento único, organizar uma recepção logo após a celebração religiosa para receber a família, padrinhos e amigos é uma boa forma de comemorar. Geralmente é pela manhã, encerrando próximo do almoço. O que pede um almoço seguido de uma mesa de doces e bolo. 

Decoração
Fazer um apanhado de tudo o que você considera mais marcante sobre esse momento para te inspirar e busque combinar com a personalidade do participante, para que a festa possa ter um toque mais pessoal. O uso de símbolos da religião, como a cruz, a vela batismal, a bíblia podem estar presentes na decoração, assim como orações e passagens bíblicas que falem sobre a comunhão. Tons claros, em especial o branco, que também é usado durante o sacramento, dão um ar angelical à festa, relembrando a paz e a pureza de espírito buscados na eucaristia. As flores brancas e os famosos mosquitinhos são uma super ideia e de um efeito fantástico. 

Almoço & Doces
Como a comemoração é para os mais próximos, particularmente esse é um passo muito importante, eu sou totalmente a favor de estar com as pessoas que estão próximas mesmo, que de alguma forma estão vivenciando aquele momento especial pra família e também para a criança que está recebendo o sacramento. Não é um almoço apenas e sim um momento de compartilhar a alegria daquele momento. Sendo assim, na hora de escolher o cardápio fica até mais fácil, pois você com certeza já sabe o que os seus convidados gostam de comer e o que não podem comer. A comida fica a seu critério, arroz, salada, estrogonofe de frango, ou uma carne vermelha. Além do bolo, docinhos(brigadeiro e beijinho) e biscoitos decorados inspirados no tema(anjinhos, pomba, eucaristia) fazem sucesso com a criançada e com os adultos também, afinal quem não gosta de um doce!rs. Também pode incluir frutas que faz bem e deixa a decoração ainda mais bonita e colorida.

Lembrancinhas
Temos muitas opções, desde um marca página, latinhas, garrafinha com água benta, caixinha de mdf decorada e dentro um tercinho, ou um cheirinho. Bom, aí varia de acordo com o seu gosto. Ah, já ia me esquecendo, porque não um bolinho como bem casado como na imagem abaixo. (amei) 

E você tem mais ideias para organizar essa comemoração? Divide aí com a gente!

Fotos: Pinterest

You Might Also Like

2 comments

Que alegria ter você aqui!
Deixe o seu comentário/sugestão.

Sobre o Blog Cantinho Organizado

Desde 2010 | O Blog Cantinho Organizado é fruto de uma paixão por decoração e organização. Com o passar dos anos fui chamando de ¨meu projeto do coração¨. Foram surgindo os conteúdos com foco em todo o universo que envolve a casa; organização, receitas práticas, prazer em receber e já já teremos novidades. Agradecemos a sua visita! É uma alegria imensa ter você por aqui!

Pinterest