O verdadeiro sentido da Mesa posta

agosto 16, 2019

A mesa posta está cada vez mais inserida em nossos lares e isso é realmente fantástico. Não podemos negar que uma mesa bonita e bem arrumada se torna um atrativo. Mas o que de fato vamos abordar nesse post não é sobre a decoração em si da mesa posta, vamos adentrar um pouquinho mais em algo que vai além dos belos pratos, taças, talheres e acessórios. Quando falamos que vai além, não estamos diminuindo ou afirmando que isso é ruim, ou que não vale a pena, nada disso! Uma mesa bonita e bem decorada é capaz de deixar o momento a mesa além de belo, temos a certeza de todo o cuidado empregado em cada detalhe. Mas o que nós precisamos atentar é o poder que a mesa pode exercer na sua família e nos seus relacionamentos como um todo quando se torna um hábito.


 Ao preparar a mesa não colocamos somente a refeição, colocamos e evidenciamos o amor, a alegria e a gratidão de estar ali, de ter alguém pra dividir e compartilhar não só o alimento, como também as histórias. E quando nos colocamos para o milagre( é assim que eu chamo esse momento) algo extraordinário acontece com todos aqueles que se encontram em volta da mesa. Eu não tenho dúvida.


É no encontro à mesa que temos a oportunidade de olhar nos olhos, parar tudo e ouvir o outro, é a grande oportunidade de construir relacionamentos e fortalecer os laços. “Não existe experiência de vida que substitua a conexão e o significado criados ao comermos juntos à mesa” como tão bem define Devi Titus , no livro ¨A Experiência da Mesa¨ a autora aborda de forma tão sublime todo o poder da mesa que se torna uma leitura leve e eu super indico. 

Mas e o que a ciência nos diz sobre à mesa

A hora da refeição é considerada por psicólogos, psicopedagogos e pediatras muito importante para a educação, não só alimentar, mas psicológico-existencial das crianças. A socióloga alemã Ângela Keppler conduziu uma pesquisa com 300 famílias alemãs, onde se demonstrou que famílias que optam pelo velho hábito de conversar durante as refeições, em vez de assistir à televisão, obtêm maior harmonia e fluidez em suas relações. A socióloga chegou à conclusão de que uma das melhores terapias familiares é a comunicação à mesa.
As comprovações científicas não param por aí. Estudos da Escola de Pedagogia de Harvard, nos Estados Unidos, revelam que quem compartilha regularmente as refeições com a família, além de comer melhor, tem maior bem-estar físico e emocional. No Centro Nacional de Dependência e Abuso de Drogas da Universidade de Columbia (EUA), foi descoberto que quanto mais refeições são feitas junto com os pais, mais os filhos se dão bem na escola e atrasam a iniciação sexual; além de ter menos probabilidade de beber, fumar, usar drogas, ficarem deprimidos, brigarem ou desenvolverem distúrbios alimentares.

Um levantamento realizado em 2007 com 20 mil alunos ingleses de 16 anos demonstrou uma forte relação entre refeições regulares à noite com a família e o bom desempenho no exame escolar feito por todos os secundaristas da Grã-Bretanha. Ainda na Grã-Bretanha, segundo os dados da pesquisa, que foram recentemente publicados pelo departamento de “Crianças, Escolas e Famílias” do governo britânico, constatou-se que os melhores resultados estavam entre os filhos de famílias que se reuniam para jantar.
Outra pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, mostrou que a criança que se senta à mesa com os pais alimenta-se melhor em comparação aos coleguinhas que comem sozinhos. Ainda em outra análise, com 16 mil crianças de nove a 14 anos, as frutas e vegetais aparecem quase duas vezes mais no prato daquelas que fazem as refeições com a família ao redor da mesa. 

Se você tem interesse em ler o Livro A Experiência da Mesa, eu deixo aqui o link Livro A experiência da mesa que vai direcionar para a venda do produto. Caso você compre o produto eu ganho uma porcentagem sobre a venda!

Eu espero de verdade que esse conteúdo seja relevante pra você, e mesmo que em algum momento da sua vida você não tenha tido essa experiência da mesa, ainda é tempo, comece hoje mesmo! 
E você que já compartilha experiências à mesa, conte-nos!
E aí vamos arrumar a mesa?

Se você tem interesse em conhecer mais o verdadeiro Sentido da Mesa Posta eu indico o curso Mesa Posta Sem Mistério o link vai te direcionar para a página de venda do produto,  você vai encontrar um texto muito bem explicado com tudo que o curso oferece e também depoimentos de quem já fez o curso. 
Eu desejo de coração que você tenha na mesa posta momentos incríveis com a sua família.
Caso você compre o produto eu ganho uma porcentagem sobre a venda!🥰😉





A parte do texto relacionada a pesquisa/ciência é do site: Comunhão.com


You Might Also Like

4 comments

  1. A mesa posta não é só a mesa bonita, mas uma forma de unir famílias conversar olhar nos olhas de todos compartilhar muito mais que um alimento, mas experiência, amor, carinho e muito mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que lindo comentário!
      Que mais e mais pessoas compartilhem desse momento de união e fortalecimento.

      Obrigada por seu comentário, é sempre tão maravilhoso essa troca.
      Abraço.

      Excluir
  2. Mesa posta é a uniao das familias o carinho e o amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade!
      Como é maravilhoso esse momento à mesa né!

      Um abraço e obrigada por seu comentário. 🥰

      Excluir

Que alegria ter você aqui!
Deixe o seu comentário/sugestão.

Sobre o Blog Cantinho Organizado

Desde 2010 | O Blog Cantinho Organizado é fruto de uma paixão por decoração e organização. Com o passar dos anos fui chamando de ¨meu projeto do coração¨. Foram surgindo os conteúdos com foco em todo o universo que envolve a casa; organização, receitas práticas, prazer em receber e já já teremos novidades. Agradecemos a sua visita! É uma alegria imensa ter você por aqui!

Pinterest