Como escolher Móveis para a Sala

novembro 29, 2010

Palco principal de qualquer casa, a sala é um convite ao descanso, à reunião familiar e ao convívio com as visitas. Tal como qualquer outra divisão, também esta deve ser um reflexo da sua personalidade – a começar pela escolha dos móveis. Para dar vida, conforto e funcionalidade à sua sala, fica aqui tudo o que precisa saber para escolher o mobiliário perfeito à primeira.

Sabe o que quer?

Antes de correr porta fora em direcção à loja de móveis mais próxima, há que reflectir um pouco sobre o espaço que tem à sua disposição e de como gostaria que fosse o resultado final. Liberte o decorador de interiores que há em si e pesquise tudo o que puder, incluindo a casa dos amigos! Sabendo, logo à partida, que tem uma sala grande ou pequena, que vai ser informal ou formal, que vai ser multifacetada ou apenas utilizada em ocasiões especiais, vai facilitar e muito, a escolha dos móveis adequados.

Centímetro por centímetro

Sem a sua fita métrica e todas as dimensões de cada canto da sala tiradas e anotadas, é impossível escolher, com rigor, os móveis mais adequados a esta divisão da casa. Só assim perceberá quantos sofás vai poder ter, se terá espaço para uma mesa de centro e onde vai colocar o móvel da televisão. O design de interiores tem uma regra de ouro no que toca à disposição de móveis: definir um ponto central na divisão e organizar a mobília em torno desse elemento que, no caso das salas, tanto pode ser a lareira, como as portas de vidro que dão para o terraço.

Sofá sensacional

Escolher o sofá perfeito será, talvez, a sua maior missão no que toca a mobilar a sala… mas não é impossível! Apesar de este ser, à primeira vista, o foco principal da sala (acrescentando responsabilidade à escolha), a verdade é que terá a tarefa facilitada dada a vasta oferta de modelos que tem à sua disposição. Não tem de se limitar ao habitual sofá de três lugares e um individual, mas pode inovar com uma chaise longue e duas poltronas ou então dois sofás de dois lugares e alguns poufs. O importante é escolher lugares sentados que se adaptam ao tamanho e ao propósito da sala em questão, por isso, dê especial atenção à escolha das cores e texturas também.

Mesas e móveis magníficos

A verdade é que, tirando os sofás e outros locais de descanso, uma sala de estar não requer muito mais em termos básicos. Talvez a segunda peça mais importante de uma sala esteja empatada entre a mesa de centro e o móvel da televisão: enquanto a primeira tem vindo a cair em desuso (devido às dimensões reduzidas das salas de hoje), também uma mesa exclusivamente para a televisão não é tão essencial como antigamente, tendo em conta que os LCDs e plasmas saltaram das superfícies planas para as paredes! Cada caso é um caso, e também neste campo existem diversas opções: mesas empilháveis, um baú que serve de mesa de centro e de espaço de arrumação, um móvel de televisão que acolhe, simultaneamente, o sistema de som e um mini-bar. Independentemente daquilo que escolher, assegure-se que tem, pelo menos, uma mesa para qualquer ocasião e, no caso dos móveis, procure modelos com alguma arrumação porque até na sala se coleccionam objectos vários – CDs, DVDs, livros, revistas, mantas… Relativamente às salas mais amplas (sortudos!), não descure outros móveis de apoio interessantes, caso das estantes para livros ou uma credencial nas costas do sofá, adornada com dois candeeiros imponentes.

Memorize estes números

  • Os lugares sentados não devem estar a uma distância de mais de 2 metros, para permitir e incentivar a boa conversa!
  • Idealmente, cada lugar sentado deve ter 1 mesa de apoio e 1 candeeiro.
  • Dependendo do seu tamanho e forma, a mesa do centro deve estar desviada do sofá entre 50 e 90 cm e não deve ser mais alta do que os seus assentos.
  • As mesas de apoio laterais não devem ser mais altas do que o braço da cadeira ou do sofá que apoiam.
  • Recomenda-se uma distância de, pelo menos, 2 metros entre o móvel da televisão e o sofá.

Espaço extra


Apesar de serem raras, as salas de tamanho XL ainda existem e devem ser aproveitadas até ao último metro quadrado! Há quem opte por juntar à sala de estar a sala de jantar, de criar um recanto para a leitura ou para receber amigos, um cantinho para a pequenada ou então um mini-escritório. Em qualquer um dos casos, este género de divisões podem ser conseguidas com a disposição adequada do mobiliário, com recurso a um biombo ou simplesmente escolhendo mobília que permita algum espaço livre, separando assim os diferentes ambientes da mesma sala

Ponto final

Parabéns! A sala da sua casa já não está vazia e fria – a escolha dos móveis foi um sucesso e sente que realmente são a sua cara! Só que… por mais fantásticos que sejam, uma sala não subsiste apenas com móveis bonitos – está na hora de passar para a segunda fase: agora e para terminar o trabalho, há que caprichar na decoração da sua sala! Divirta-se!

eu decoro 2010.

You Might Also Like

0 comments

Que alegria ter você aqui!
Deixe o seu comentário/sugestão.

Sobre o Blog Cantinho Organizado

Desde 2010 | O Blog Cantinho Organizado é fruto de uma paixão por decoração e organização. Com o passar dos anos fui chamando de ¨meu projeto do coração¨. Foram surgindo os conteúdos com foco em todo o universo que envolve a casa; organização, receitas práticas, prazer em receber e já já teremos novidades. Agradecemos a sua visita! É uma alegria imensa ter você por aqui!

Pinterest