5 Dicas para Decorar a Sala de Jantar

agosto 05, 2021

Tem coisa mais gostosa do que reunir a família ao redor da mesa, conversar, comer comidas gostosas e criar memórias? Por menor que seja o espaço é sempre válido ter um cantinho para as refeições. Se você quer dar uma cara nova na sala de jantar acompanhe a nossa seleção de inspirações e dicas pra você!

Mesa redonda são indicadas para sala quadrada!

Como Escolher a Mesa de Jantar

A sala de jantar e composta por poucos móveis, a mesa, algumas cadeiras e um móvel de apoio, como um buffet ou aparador. Sendo a mesa o maior móvel e também o que vai definir o estilo da sua sala de jantar. É importante escolher o modelo e o tamanho ideal para seu espaço físico e para que a circulação não fique comprometida. Você deve considerar qual o número de pessoas que deseja acomodar nas refeições e daí verificar as medidas de circulação e afastamento das cadeiras. A mesa redonda costuma acomodar mais pessoas, mas também ocupa um pouco mais de espaço. São indicadas para sala quadrada. 

Tamanho da mesa de jantar de acordo com o espaço!

 Tome nota: A distância entre as cadeiras até a parede ou outros móveis é de no mínimo 90 cm. É importante ressaltar que cada pessoa ocupa cerca de 70cm na mesa.

Como Escolher as Cadeiras

Os estilos mais comuns de cadeiras para a mesa de jantar são coloniais, rústicas, retrôs, clássicas e minimalistas. Na hora de combinar as cadeiras com a mesa de jantar podemos ser conservadores e escolher todas as peças do mesmo estilo o que é mais assertivo, mas também temos a opção de combinar estilos completamente distintos. 

Imagem Mobly

Estilos e cores diferentes nas cadeiras podemos ver com frequência, mas se você é do tipo que enjoa, é melhor não arriscar!

Como Escolher o Pendente

Se você for pendurar a luminária sobre uma mesa, o pendente deve ter ⅓ do tamanho dela.

Ou seja, para uma mesa de jantar de 1,20m o ideal é usar um pendente de 40cm. Ou 2 pendentes de 20cm lado a lado.

Atenta ao tamanho do pendente!

Essa regra também vale para pendentes fixados sobre mesas de cabeceira, de centro ou mesas laterais ao sofá.

Altura ideal do pendente!

Como Escolher o Centro de Mesa

É necessário que o centro de mesa esteja em harmonia com o tamanho da mesa de jantar, pois assim a decoração não fica com um aspecto estranho ou mesmo desproporcional. Por isso o centro para mesa de jantar grande deve ser maior, e a mesma regra vale para um centro para mesa e jantar pequena.

Centro de mesa proporcional ao tamanho da mesa!

Outra dica é optar por modelos de centro de mesa que sigam o mesmo formato da mesa, ou seja, para uma mesa retangular prefira um enfeite para centro de mesa de jantar que seja mais comprido, já para uma mesa redonda o enfeite centro de mesa de jantar mais arredondado é a melhor opção.

Aposte nos Detalhes, Eles Fazem a diferença! 

Os detalhes são um dos grandes segredos da decoração. Para ter um ambiente bonito e cheio de estilo é preciso pensar nos objetos que vão adornar o espaço.

Cheia de estilo!

Na sala de jantar, tapete, cortina, espelhos, vasos e plantas são itens que sempre ajudam a dar ao ambiente a personalidade que você deseja.

Se sua sala de jantar é pequena, espelhos podem dar amplitude ao ambiente. Para isso, ele deve ter no mínimo a largura da mesa ou do aparador (se for posicionado atrás dessa peça).


O  tapete deve cobrir uma área maior do que a ocupada por mesa e cadeiras. 

Ao optar por tapete, atenção ao tamanho!

Quadros, pôsteres e plantas podem ser encontrados por preços bem acessíveis e farão toda a diferença na decoração da sua sala de jantar.

Decore com quadros!

Sobre a Sala de Jantar

Seja como for a sua, não abra mão de ter momentos de refeição em família. Mesa grande ou pequena, pouco importa, o que importa mesmo é compartilhar e experimentar momentos para fortalecer os relacionamentos.

Agora que já tivemos boas dicas para deixar a sala de jantar linda e aconchegante, vamos preparar uma refeição bem bacana pra famikia! Transforme o momento à mesa em uma experiência incrível e inesquecível! 

📷via Pinterest 


You Might Also Like

0 comments

Que alegria ter você aqui!
Deixe o seu comentário/sugestão.

Sobre o Blog Cantinho Organizado

Desde 2010 | O Blog Cantinho Organizado é fruto de uma paixão por decoração e organização. Com o passar dos anos fui chamando de ¨meu projeto do coração¨. Foram surgindo os conteúdos com foco em todo o universo que envolve a casa; organização, receitas práticas, prazer em receber e já já teremos novidades. Agradecemos a sua visita! É uma alegria imensa ter você por aqui!

Pinterest