Pular para o conteúdo principal

Como montar sua farmacinha de casa?


Hoje vamos falar um pouquinho sobre esse item importantíssimo, ¨a farmacinha¨, aqui em casa sempre tenho medicamentos mais simples, como: para dor e febre, um antialérgico que os filhos usam sempre que necessário, remédios para ferimentos leves, para azia, xarope,... e por aí vai... mas tudo, com a permissão do médico, nada de fazer auto medicação.

Alguns itens necessários de sempre ter em casa.
Organizar sua farmacinha caseira é fundamental. Imagine numa noite de chuva forte, você com dor e ter que sair de casa correndo para comprar remédio!
Simplificar e organizar sua vida faz com que sobre tempo para os grandes prazeres que ela proporciona.

Local da farmácia:
O local de sua farmácia caseira deve ser seco e longe do alcance das crianças, mas ao mesmo tempo, de fácil acesso.
Deixe que todos os adultos na sua casa saibam onde estão os remédios. Assim, na hora que for necessário poderão usá-los.
Se você trabalha fora oriente sua empregada como proceder, caso alguém ou mesmo ela precise de algum medicamento.

No caso de doenças simples como: dor de cabeça, azia, um corte pequeno, um arranhão, uma queimadura leve, etc.. podem tranqüilamente serem tratadas com medicamentos que podemos ter em casa. Eles não exigem receita nem indicação médica. Mas se os sintomas não desaparecerem, procure um médico. Além disso, acidentes corriqueiros que fazem parte da rotina de nossa vida podem ser resolvidos com rapidez e eficiência.se estivermos preparados com medicamentos para desinfetar, esterilizar e proteger o local.
Preste atenção ao prazo de validade. Não compre remédios em exagero e nem sem indicação médica. Você pode estar colocando sua vida e a da sua família em risco.
Se existir algum outro medicamento que você ou alguém da sua família use com freqüência, coloque na sua lista e tenha sempre, para que não falte.

Classifique seus Remédios em Caixas
 Uma para curativos, uma para as dores, uma para os resfriados etc. É uma forma de se organizar!

Remédios que não devem ser estocados na farmacinha caseira:
• Os antibióticos
• Os xaropes e comprimidos contendo codeína
• Os antiinflamatórios
• Os colírios: Devem ser jogados fora ao final de quinze dias.
• As gotas para o nariz: Jogue fora ao final do tratamento.

Remédios que você deve ter em sua farmacinha caseira:
• Analgésico para dores em geral
• Antidiarréico
• Antitérmico

Em caso de algum sintoma desconhecido:
• Não tome remédios antes da consulta médica, pois você pode atrapalhar o diagnóstico médico.
• Tenha o endereço de um atendimento de emergência.
• Tenha o telefone de seu médico. Ligue para ele sempre que precisar.

O que sua farmacinha caseira deve ter:
Para fazer um curativo:
- Água oxigenada - Lave o ferimento com água e sabão, limpe-o com água oxigenada. Compre a de 10 volumes, pois é anti-séptica.
- Álcool - Verifique se está limpo e transparente. Não deixe perto do fogo.
- Algodão - Mantenha acondicionado em potes limpos. Use em limpeza e aplicação de anti-sépticos em ferimentos.
- Curativo plástico (esparadrapo e gaze) - Para cobrir o ferimento tratado. Compre sempre pacotes de gaze esterilizada.
- Mercurocromo - Tintura secante para queimaduras. Não é anti-séptico, é antiinfeccioso.
- Mertiolate - Anti-séptico para cortes, arranhões e ferimentos em geral.
- Pomada - Para contusões musculares.
- Soro fisiológico - Confira sempre a data de validade do produto. Observe se a solução está incolor e livre de substâncias estranhas.
- Tesoura - Reserve a de ponta arredondada para auxiliar nos primeiros socorros. Antes de usar, lave-a e desinfete-a com álcool.

Farmacinha Caseira:
Lista de remédios que você deve ter em casa:
• Dor de cabeça
• Para gripe
• Para garganta
• Para nariz
• Para ouvido
• Para os olhos
• Para diarréia
• Para azia e enjôo
• Para cólica
• Para fígado
• Pomada para queimadura
• Pomada para contusões

Pronto! Agora você já pode montar sua farmacinha de casa.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O verdadeiro sentido da Mesa posta

A mesa posta está cada vez mais inserida em nossos lares e isso é realmente fantástico. Não podemos negar que uma mesa bonita e bem arrumada se torna um atrativo. Mas o que de fato vamos abordar nesse post não é sobre a decoração em si da mesa posta, vamos adentrar um pouquinho mais em algo que vai além dos belos pratos, taças, talheres e acessórios.  Quando falamos que vai além, não estamos diminuindo ou afirmando que isso é ruim, ou que não vale a pena, nada disso! Uma mesa bonita e bem decorada é capaz de deixar o momento a mesa além de belo, temos a certeza de todo o cuidado empregado em cada detalhe. Mas o que nós precisamos atentar é o poder que a mesa pode exercer na sua família e nos seus relacionamentos como um todo quando se torna um hábito.   Ao preparar a mesa não colocamos somente a refeição, colocamos e evidenciamos o amor, a alegria e a gratidão de estar ali, de ter alguém pra dividir e compartilhar não só o alimento, como também as histórias. E q...

Festa de Primeira Comunhão

A  primeira comunhão  é um dos sete sacramentos da igreja católica e um marco importante na vida de um fiel.  A primeira comunhão é um ritual com muitos simbolismos próprios, por isso é importante conhecê-los ou relembrá-los para te ajudar a organizar uma festa que represente da melhor forma esse momento e não fuja daquilo que é o foco do sacramento: a comunhão com cristo, representada na forma do pão e do vinho.  Por ser um momento único, organizar uma recepção logo após a celebração religiosa para receber a família, padrinhos e amigos é uma boa forma de comemorar. Geralmente é pela manhã, encerrando próximo do almoço. O que pede um almoço seguido de uma mesa de doces e bolo.  Decoração Fazer um apanhado de tudo o que você considera mais marcante sobre esse momento para te inspirar e busque combinar com a personalidade do participante, para que a festa possa ter um toque mais pessoal. O uso de símbolos da religião, como a  cruz , a  vela ba...

Sobre o sumiço, vantagens e desvantagens de trabalhar home office, sobre novos rumos

É verdade que tem meses que não apareço por aqui,  já vim aqui, comecei a escrever e logo parei. Não fluiu, não saiu como eu queria. Então ficou ali em rascunho. Mas tenho visitado a pg no facebook com relatos contando um pouquinho da vida do lado de cá. Estou numa fase de mudanças, até gostaria de mudar de casa também(do ap,rsrs) sei lá, as mudanças são boas, tudo bem que todas as vezes que nos mudamos por questões de trabalho do meu esposo é aquela correria, é sempre de repente e pra ontem. Mas como tudo tem o lado bom dessa vida, é também aquele momento que fazemos um limpa, observamos que não precisamos de muito. Observamos que acumulamos demais. Observamos ainda, que muitas coisas não tem necessidade. Então é isso. Acredito que seja isso, mudanças são sempre bem vindas, com elas aprendemos algo que muitas vezes nem nós mesmos temos essa dimensão. Com isso venho sempre me fazendo perguntas relacionadas ao blog, como ele fica, que caminho seguir. O layout já não me serve mais...