Pular para o conteúdo principal

Etiqueta à mesa


1. Vista-se de acordo.

Em dúvida sobre o traje que deve vestir? Então pergunte à dona da casa. "Não é vergonha nenhuma e evita constrangimentos", ensina a consultora de etiqueta Cláudia Matarazzo.

2. Não se atrase.

Procure chegar ao evento entre 15 minutos e meia hora após o início.

3. Leve uma lembrancinha.

Pode ser um buquê de flores ou uma caixa de bombons.

4. Mantenha a classe.

Seja delicada, fale baixo e não gesticule com os talheres na mão. Já pensou se você acerta molho de tomate na camisa branca de alguém?

5. Fuja das discussões.

Esqueça assuntos polêmicos, como religião e política.

6. Maneire na bebida.

É desagradável passar dos limites, né?

7. Preste atenção na postura.

Apoiar os cotovelos na mesa dá a impressão de desleixo.

8. Espere para comer.

Por mais esfomeada que você esteja, não comece antes do anfitrião, a menos que ele peça. Se houver muitas pessoas à mesa, aguarde até que metade delas tenha se servido.

9. Abra o guardanapo de pano no colo.

Após a refeição, coloque-o sobre a mesa, do lado esquerdo do prato. Guardanapos de papel permanecem na mesa mesmo.
Não use o garfo na mão esquerda!



10. Acerte nos talheres.

Use o garfo na mão direita, enquanto a faca descansa sobre a parte superior do prato (e com a lâmina voltada para dentro).

11. Não enfie a cara na comida.

Ela deve ser levada à boca e não o contrário.

12. Dobre as folhas da salada.

Em vez de cortá-las, basta fazer uma trouxinha com a ajuda dos talheres.

13. Jogue os caroços no cinzeiro.

A regra serve para azeitonas servidas como aperitivo. Quando elas fizerem parte da comida, use o garfo e coloque o caroço no canto do prato.

14. Segure o frango com guardanapo.

Se ele for servido à mesa, e não como aperitivo, retire as lascas de carne com o garfo.

15. Enrole o macarrão.

"Para prevenir garfadas grandes demais, pegue os fios que estiverem na ponta do prato. E se sobrar algum fora da boca, corte-o com o dente, de forma natural, deixando-o cair de volta no prato", explica o consultor de etiqueta Fábio Arruda.

16. Jamais faça barulho com a sopa.

Assoprar a colher também pega mal. Comece a tomar pelas bordas, onde a comida esfria mais rápido.

17. Parta o pão com as mãos.

E nada de mergulhá-lo na sopa ou no molho.

18. Não babe no garfinho do fondue.

"Deposite o cubinho de carne ou o pão com queijo derretido no seu prato e use um garfo de sobremesa para levá-lo à boca", diz Fabio.

19. Corte melão, mamão e melancia com faca.

E separe a fruta da casca aos poucos.

20. Arrume os talheres no prato.

Quando terminar de comer, coloque o garfo e a faca com os cabos voltados para a direita, ligeiramente inclinados para baixo.

21. Dispense o palitinho.

Além de falta de educação, o hábito pode machucar a gengiva.

22. Nunca fume à mesa.

Se não conseguir resistir ao vício por algumas horas, peça licença e acenda o cigarro lá fora.

23. Saiba a hora de se despedir.

Os anfitriões dão pistas quando estão cansados. Fique atenta!

Dicas para organizar a mesa



Copos:

- Eles ficam alinhados do lado direito do prato, na ordem em que serão usados.
- O primeiro, médio, é para vinho branco.
- O segundo, um pouco maior, para vinho tinto.
- O terceiro, e maior de todos, para água.
- Em ocasiões formais haverá uma taça fina e alta, para champanhe.

Talheres:

- São colocados ao lado do prato e usados na ordem de fora para dentro. Os de sobremesa ficam acima do prato.


 Fonte de pesquisa:  Site AnaMaria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O verdadeiro sentido da Mesa posta

A mesa posta está cada vez mais inserida em nossos lares e isso é realmente fantástico. Não podemos negar que uma mesa bonita e bem arrumada se torna um atrativo. Mas o que de fato vamos abordar nesse post não é sobre a decoração em si da mesa posta, vamos adentrar um pouquinho mais em algo que vai além dos belos pratos, taças, talheres e acessórios.  Quando falamos que vai além, não estamos diminuindo ou afirmando que isso é ruim, ou que não vale a pena, nada disso! Uma mesa bonita e bem decorada é capaz de deixar o momento a mesa além de belo, temos a certeza de todo o cuidado empregado em cada detalhe. Mas o que nós precisamos atentar é o poder que a mesa pode exercer na sua família e nos seus relacionamentos como um todo quando se torna um hábito.   Ao preparar a mesa não colocamos somente a refeição, colocamos e evidenciamos o amor, a alegria e a gratidão de estar ali, de ter alguém pra dividir e compartilhar não só o alimento, como também as histórias. E q...

Festa de Primeira Comunhão

A  primeira comunhão  é um dos sete sacramentos da igreja católica e um marco importante na vida de um fiel.  A primeira comunhão é um ritual com muitos simbolismos próprios, por isso é importante conhecê-los ou relembrá-los para te ajudar a organizar uma festa que represente da melhor forma esse momento e não fuja daquilo que é o foco do sacramento: a comunhão com cristo, representada na forma do pão e do vinho.  Por ser um momento único, organizar uma recepção logo após a celebração religiosa para receber a família, padrinhos e amigos é uma boa forma de comemorar. Geralmente é pela manhã, encerrando próximo do almoço. O que pede um almoço seguido de uma mesa de doces e bolo.  Decoração Fazer um apanhado de tudo o que você considera mais marcante sobre esse momento para te inspirar e busque combinar com a personalidade do participante, para que a festa possa ter um toque mais pessoal. O uso de símbolos da religião, como a  cruz , a  vela ba...

Sobre o sumiço, vantagens e desvantagens de trabalhar home office, sobre novos rumos

É verdade que tem meses que não apareço por aqui,  já vim aqui, comecei a escrever e logo parei. Não fluiu, não saiu como eu queria. Então ficou ali em rascunho. Mas tenho visitado a pg no facebook com relatos contando um pouquinho da vida do lado de cá. Estou numa fase de mudanças, até gostaria de mudar de casa também(do ap,rsrs) sei lá, as mudanças são boas, tudo bem que todas as vezes que nos mudamos por questões de trabalho do meu esposo é aquela correria, é sempre de repente e pra ontem. Mas como tudo tem o lado bom dessa vida, é também aquele momento que fazemos um limpa, observamos que não precisamos de muito. Observamos que acumulamos demais. Observamos ainda, que muitas coisas não tem necessidade. Então é isso. Acredito que seja isso, mudanças são sempre bem vindas, com elas aprendemos algo que muitas vezes nem nós mesmos temos essa dimensão. Com isso venho sempre me fazendo perguntas relacionadas ao blog, como ele fica, que caminho seguir. O layout já não me serve mais...