Pular para o conteúdo principal

Como organizar a casa com a ajuda das crianças

Os serviços domésticos não precisam ser apenas responsabilidade dos adultos. Na verdade, deixar alguns afazeres por conta das crianças faz bem e contribui para o aprendizado. Com jeitinho fica fácil ensiná-los e você pode até transformar as tarefas em uma atividade divertida, afinal brincando se aprende! Confira aqui algumas dicas para incentivar a participação dos pequenos em casa. Não deixe de baixar também a nossa listinha de afazeres para organizar o seu time de pequenos ajudantes.


Ajudar o pai e a mãe faz bem e é divertido

Existem muitas tarefas de casa que as crianças podem participar, mas peça que elas ajudem nos serviços domésticos moderados e adequados para a sua idade. Use uma listinha de tarefas semanais para organizar os afazeres que você acha importante e quer que seu filho ajude, este é também um bom jeito de lembrá-los. 
Baixe aqui e imprima uma lista de afazeres para crianças.

Uma outra maneira de distribuir as tarefas é sorteá-las. E para deixar com cara de brincadeira, por que não transformar os afazeres em ‘missões’ para cumprir ao longo de um dia de faxina? Faça como se fosse um jogo, concedendo pontos para quem completar o maior número de missōes.

Você pode até oferecer um premio simbólico. Por exemplo, o vencedor tem o direito de sugerir um passeio para o fim de semana ou escolher algo que tem vontade para o jantar. Fica a seu critério decidir!

Use a imaginação

Com criatividade e um pouco de faz de conta, as tarefas domésticas podem ficar bem divertidas. Se a criança for ajudar no preparo do jantar, que tal imaginar que estão apresentando um programa de culinária? Lavar a louça, por exemplo, pode se transformar em um comercial de produto de limpeza.

Os pequenos também vão gostar de brincar de serviço de entrega. Faça isso para guardar as roupas nos quartos e nas gavetas certas. E que criança não iria se divertir arremessando a roupa suja no cesto? Não custa nada tentar, e para falar a verdade, o faz de conta e as brincadeiras vão render boas risadas!

E não se esqueça: música e mini acessórios de limpeza, tipo vassourinha e avental, podem ser um incentivo a mais para fazer a criança querer ajudar.

Tarefas recomendadas para crianças

·         Colocar e tirar as roupas da lavadora. A criança vai adorar apertar os botões!
·         Dobrar roupas limpas
·         Guardar a roupa na gaveta
·         Tirar pó dos móveis e superfícies mais baixas.
·         Varrer a cozinha
·         Alimentar os bichinhos de estimação
·         Colocar os brinquedos no lugar
·         Arrumar o quarto
·         Arrumar a cama
·         Ajudar a lavar o carro
·         Regar as plantas

Evite:

·         Tarefas que envolvam o contato com facas, objetos cortantes e produtos de limpeza pesada.
·         Uso de escadas. Não peça para a criança tentar alcançar lugares muito altos.
·         Tarefas que envolvem risco de choque ou queimaduras.

Com estas dicas vai ficar fácil estimular a participação das crianças nos afazeres domésticos. Apenas lembre-se de supervisionar os pequenos em todas as ocasiões.

E na sua casa, os filhos te ajudam com as tarefas do lar? Tem outras ideias para se divertir e organizar a casa com as crianças? Então compartilhe nos comentários!
  

Comentários

  1. Aqui em casa também coloco meu filho para me ajudar sempre. Ele não gosta muito, mas sei que no futuro ele vai me agradecer.
    Beijos
    http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mhilka,
      É... as vezes eles não gostam muito, mas é importante né!
      E acabam se acostumando.

      Beijos.

      Excluir

Postar um comentário

Que alegria ter você aqui!
Deixe o seu comentário/sugestão.

Postagens mais visitadas deste blog

O verdadeiro sentido da Mesa posta

A mesa posta está cada vez mais inserida em nossos lares e isso é realmente fantástico. Não podemos negar que uma mesa bonita e bem arrumada se torna um atrativo. Mas o que de fato vamos abordar nesse post não é sobre a decoração em si da mesa posta, vamos adentrar um pouquinho mais em algo que vai além dos belos pratos, taças, talheres e acessórios.  Quando falamos que vai além, não estamos diminuindo ou afirmando que isso é ruim, ou que não vale a pena, nada disso! Uma mesa bonita e bem decorada é capaz de deixar o momento a mesa além de belo, temos a certeza de todo o cuidado empregado em cada detalhe. Mas o que nós precisamos atentar é o poder que a mesa pode exercer na sua família e nos seus relacionamentos como um todo quando se torna um hábito.   Ao preparar a mesa não colocamos somente a refeição, colocamos e evidenciamos o amor, a alegria e a gratidão de estar ali, de ter alguém pra dividir e compartilhar não só o alimento, como também as histórias. E q...

Festa de Primeira Comunhão

A  primeira comunhão  é um dos sete sacramentos da igreja católica e um marco importante na vida de um fiel.  A primeira comunhão é um ritual com muitos simbolismos próprios, por isso é importante conhecê-los ou relembrá-los para te ajudar a organizar uma festa que represente da melhor forma esse momento e não fuja daquilo que é o foco do sacramento: a comunhão com cristo, representada na forma do pão e do vinho.  Por ser um momento único, organizar uma recepção logo após a celebração religiosa para receber a família, padrinhos e amigos é uma boa forma de comemorar. Geralmente é pela manhã, encerrando próximo do almoço. O que pede um almoço seguido de uma mesa de doces e bolo.  Decoração Fazer um apanhado de tudo o que você considera mais marcante sobre esse momento para te inspirar e busque combinar com a personalidade do participante, para que a festa possa ter um toque mais pessoal. O uso de símbolos da religião, como a  cruz , a  vela ba...

Sobre o sumiço, vantagens e desvantagens de trabalhar home office, sobre novos rumos

É verdade que tem meses que não apareço por aqui,  já vim aqui, comecei a escrever e logo parei. Não fluiu, não saiu como eu queria. Então ficou ali em rascunho. Mas tenho visitado a pg no facebook com relatos contando um pouquinho da vida do lado de cá. Estou numa fase de mudanças, até gostaria de mudar de casa também(do ap,rsrs) sei lá, as mudanças são boas, tudo bem que todas as vezes que nos mudamos por questões de trabalho do meu esposo é aquela correria, é sempre de repente e pra ontem. Mas como tudo tem o lado bom dessa vida, é também aquele momento que fazemos um limpa, observamos que não precisamos de muito. Observamos que acumulamos demais. Observamos ainda, que muitas coisas não tem necessidade. Então é isso. Acredito que seja isso, mudanças são sempre bem vindas, com elas aprendemos algo que muitas vezes nem nós mesmos temos essa dimensão. Com isso venho sempre me fazendo perguntas relacionadas ao blog, como ele fica, que caminho seguir. O layout já não me serve mais...