Organizando a Rotina doméstica

março 02, 2015


Organizar a rotina doméstica é tão importante quanto comer,rsrsrs... (eu dou uma pirada) quando as coisas não estão organizadas, ou então quando acumulam as tarefas. O nervosismo toma conta(juro). Esse ano mudamos os nossos horários, a minha faculdade que era pela manhã passei para a noite, os meninos que estudavam a tarde, agora estão pela manhã, e no meu trabalho que era a tarde agora é de manhã. Viu só quantas mudanças aconteceram por aqui!
Por isso é necessário a rotina de tarefas e organização do nosso lar doce lar. Alguns passos: 
 
  • arrumar a cama - criei o hábito de arrumar a cama sempre antes de sair para o trabalho. Os meninos ainda não consegui fazer com que eles deixem a deles arrumada também.
  • me vestir, arrumar o cabelo, fazer maquiagem - me visto rápido porque já deixo a roupa separada na noite anterior, mas minha rotina de beleza deu uma mudada. agora, levo cerca de 15 a 20 minutos para me arrumar, dependendo de como vou deixar o cabelo. 
  • trocar as lixeiras - meus meninos que sempre fazem isso. 
  • tirar o pó dos móveis - não faço isso todos os dias. Tiro o pó uma vez por semana ou sempre que há necessidade.
  • varrer os quartos - não é hábito varrer, passo o pano úmido ou aspirador.
  • guardar o que está fora do lugar - me enrolei um pouco desde que começou a faculdade, essa semana estou fazendo o compromisso de ter essa disciplina, assim ganharemos tempo e qualidade.
  • fazer comida (janta/almoço do dia seguinte) - essa é uma das tarefas que consomem bastante o meu tempo, depende do que vou fazer, vai 40 minutos a 1 h.
  • recolher a roupa suja  - Sempre peço os meninos pra que coloquemos a roupa suja no cesto.
  • guardar as roupas limpas  - confesso que às vezes tenho preguiça, mas como é necessário para não acumular, dobro e peço que os meninos guardem as deles também, é uma grande ajuda.
  • separar a roupa para usar no dia seguinte - é um hábito mesmo, sempre deixamos separado no dia anterior.
  • limpar a mesa e a bancada da cozinha - sempre quando chego do trabalho.
  • lavar a louça - meu marido lava, os meninos também, eu lavo o que eu uso na hora que estou preparando as refeições.
  • zerar e-mail - Está um caos confesso. Preciso ter o hábito de deixá-lo organizado.
Dois a três dias da semana são dedicados para lavar e um dia para passar as roupas.

E vocês como se organizam??
Tem alguma dica pra dividir?? Conta ai vai!!

Ótima semana.

You Might Also Like

2 comments

  1. Ana, eu estou na luta aqui em casa também. Sempre fui desorganizada, então é uma luta constante.
    Meu marido é bem mais organizado, então nisso tenho sorte.
    Comecei novamente o Fly Lady e espero ter sucesso dessa vez. Ainda estou na fase de desfazer das tralhas pra depois começar realmente a deixar tudo mais organizado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula,
    Essa semana foi super produtiva quando o assunto é organização, conseguimos cumprir quase tudo.
    Só faltou passar roupas, que programei para a quinta-feira e realmente não consegui. Confesso. Odeio passar roupas.rs Esse amor todo q sinto por elas atrapalha um pouco.

    Beijo

    ResponderExcluir

Que alegria ter você aqui!
Deixe o seu comentário/sugestão.

Sobre o Blog Cantinho Organizado

Desde 2010 | O Blog Cantinho Organizado é fruto de uma paixão por decoração e organização. Com o passar dos anos fui chamando de ¨meu projeto do coração¨. Foram surgindo os conteúdos com foco em todo o universo que envolve a casa; organização, receitas práticas, prazer em receber e já já teremos novidades. Agradecemos a sua visita! É uma alegria imensa ter você por aqui!

Pinterest