Pular para o conteúdo principal

Como me organizo nos estudos



Faltando apenas dois semestres para concluir o curso de Design de Interiores o meu tempo tem sido totalmente dedicado aos diversos trabalhos, provas e projetos. Por isso, o Blog anda tão parado, de fazer dó. Mas para que todas as atividades sejam realizadas e entregues nas datas é importante a minha dedicação absoluta. Tenho tirado as tardes e finais de semana para as atividades da faculdade. Mas estou trabalhando duro para que em breve o blog seja atualizado com frequência.
Com toda essa minha correria, resolvi vir contar um pouquinho da ¨loucura¨.

Como me organizo?
Tive que reorganizar a rotina da casa e dos estudos. Primeiro, a organização começou partindo da necessidade de conciliar o horário do filho mais velho, que agora 2015(Ensino Médio) teria que ser pela manhã, ele estudando pela manhã e não podendo contar comigo, pois ele estaria em casa a tarde, mas, eu e o filho mais novo estaríamos fora. A partir de então, conversamos em casa e decidimos que o ideal seria eu trocar o meu horário no trabalho. Não foi uma decisão nada fácil, pensava que poderia ser muito complicado para todos aqui em casa. Mas hoje, posso dizer que foi a melhor ¨saída¨, pois vamos os três juntos para a escola pela manhã e às 14:00 hs estamos em casa. Tenho a tarde para fazer trabalhos e estudar, além de conciliar a vida de mãe, esposa e dona de casa.   
- Anotar todos os trabalhos no caderno de 10 matérias.
- Disciplinas teóricas gosto de anotar tudo. 
- Deixar sempre todo o material organizado, no meu caso tem dia que preciso levar a pasta grande, outros somente caderno e portfólio.
Procuro sempre deixar no mesmo lugar(home office). 

E o Material?
Os professores passam por e-mail, e o representante repassa para a turma, criei uma pasta onde vou arquivando todo o conteúdo por disciplina e por semestre. Gosto muito de tirar cópias pra acompanhar em sala de aula, acho que tenho mais facilidade para ir ¨pegando¨as informações.

Organizando os trabalhos
No Semestre passado já tinha o meu grupo formado, sempre as mesmas(sinto falta) minhas Bffs. Cada uma com uma missão. Quando troca de turno, além de toda burocracia a ser trocada na faculdade, tem ainda a parte de chegar em uma turma onde todos os grupos já estão formados. Resultado: encarar tudo, e fazer sozinha, E assim tem sido, claro, muito cansativo e sobrecarregada. Mas você escutar do professor:  é isso aí ou, está na direção certa... ou ainda, seu trabalho está ótimo. Ahh essa realmente é a melhor parte, tendo em vista todo o esforço e dedicação.

E o Estágio?
O ideal é começar no terceiro ano do seu curso, ou no terceiro semestre em cursos com duração de 2 anos. Apenas o estágio vai dar a você e a mim a ideia real de como é na prática o curso que escolhemos. Como conseguir um estágio? Eis a questão, se tem uma amigo ou parente,que possa te indicar que ótimo. Agora se não tem, vamos elaborar o currículo e bater de porta em porta.
Geralmente precisa de uma declaração por escrito do seu supervisor de estágio, ou no meu caso do coordenador do curso, para que essas horas realizadas possam ser contadas naquelas horas de atividades extras que precisamos fazer na faculdade. 

E o Trabalho de Conclusão de Curso?
O trabalho de conclusão de curso(TCC) é um trabalho de pesquisa que você precisa realizar no seu último ano na faculdade e que será sujeito à uma banca examinadora de professores. Você definirá o tema sobre o qual deseja escrever e contará com o auxílio de um professor orientador. 

E a vida Social, a família como tenho conciliado!
Esse ficou por último, ops, aqui no Blog,rsrs... 
Costumo dizer que sem eles nada seria possível. Claro que tivemos que diminuir as saídas nos finais de semana, colocamos prioridades, ir ao cinema, fazer um lanche, comer aquela pizza, estou me esforçando para ir retomando a corrida no parque(2 a 3 vezes na semana) em família essa é a minha meta. Quando estou com eles, esqueço apostilas, todo o momento é dedicado para eles.
É isso, tentei falar um pouquinho da minha experiência nessa vida universitária.
Beijos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O verdadeiro sentido da Mesa posta

A mesa posta está cada vez mais inserida em nossos lares e isso é realmente fantástico. Não podemos negar que uma mesa bonita e bem arrumada se torna um atrativo. Mas o que de fato vamos abordar nesse post não é sobre a decoração em si da mesa posta, vamos adentrar um pouquinho mais em algo que vai além dos belos pratos, taças, talheres e acessórios.  Quando falamos que vai além, não estamos diminuindo ou afirmando que isso é ruim, ou que não vale a pena, nada disso! Uma mesa bonita e bem decorada é capaz de deixar o momento a mesa além de belo, temos a certeza de todo o cuidado empregado em cada detalhe. Mas o que nós precisamos atentar é o poder que a mesa pode exercer na sua família e nos seus relacionamentos como um todo quando se torna um hábito.   Ao preparar a mesa não colocamos somente a refeição, colocamos e evidenciamos o amor, a alegria e a gratidão de estar ali, de ter alguém pra dividir e compartilhar não só o alimento, como também as histórias. E q...

Festa de Primeira Comunhão

A  primeira comunhão  é um dos sete sacramentos da igreja católica e um marco importante na vida de um fiel.  A primeira comunhão é um ritual com muitos simbolismos próprios, por isso é importante conhecê-los ou relembrá-los para te ajudar a organizar uma festa que represente da melhor forma esse momento e não fuja daquilo que é o foco do sacramento: a comunhão com cristo, representada na forma do pão e do vinho.  Por ser um momento único, organizar uma recepção logo após a celebração religiosa para receber a família, padrinhos e amigos é uma boa forma de comemorar. Geralmente é pela manhã, encerrando próximo do almoço. O que pede um almoço seguido de uma mesa de doces e bolo.  Decoração Fazer um apanhado de tudo o que você considera mais marcante sobre esse momento para te inspirar e busque combinar com a personalidade do participante, para que a festa possa ter um toque mais pessoal. O uso de símbolos da religião, como a  cruz , a  vela ba...

Sobre o sumiço, vantagens e desvantagens de trabalhar home office, sobre novos rumos

É verdade que tem meses que não apareço por aqui,  já vim aqui, comecei a escrever e logo parei. Não fluiu, não saiu como eu queria. Então ficou ali em rascunho. Mas tenho visitado a pg no facebook com relatos contando um pouquinho da vida do lado de cá. Estou numa fase de mudanças, até gostaria de mudar de casa também(do ap,rsrs) sei lá, as mudanças são boas, tudo bem que todas as vezes que nos mudamos por questões de trabalho do meu esposo é aquela correria, é sempre de repente e pra ontem. Mas como tudo tem o lado bom dessa vida, é também aquele momento que fazemos um limpa, observamos que não precisamos de muito. Observamos que acumulamos demais. Observamos ainda, que muitas coisas não tem necessidade. Então é isso. Acredito que seja isso, mudanças são sempre bem vindas, com elas aprendemos algo que muitas vezes nem nós mesmos temos essa dimensão. Com isso venho sempre me fazendo perguntas relacionadas ao blog, como ele fica, que caminho seguir. O layout já não me serve mais...