Organizando sua casa: Por onde começar

julho 13, 2020

Você está planejando organizar a sua casa, mas olha para os ambientes e não sabe por onde começar, ou o seu caso nem seja esse. Pode ser que você limpa tudo hoje e amanhã tem aquela sensação de que não adiantou nada o serviço dia anterior. 
Inspiração|Pinterest

Primeiro, Calma!

Organizar a casa de maneira que essa organização funcione vai demandar algumas coisas;
- Respire fundo
- Faça isso imediatamente
- Organize sua casa em ¨pedaços¨
- Rotular itens
- Agrupar itens ao organizar a casa
- Emoções que colocamos, deixe-as ir

Respire fundo

Quando você está se preparando para organizar, a coisa mais importante a fazer é respirar fundo. Perceba que é um trabalho árduo - tanto fisicamente quanto emocionalmente. Dê a si mesmo graça, mas não aceite desculpas que o impeçam de concluir o trabalho. Respire fundo, solte-o e depois aperte o cinto e parte para organizar. Acreditando primeiramente que é possível e você é capaz.

Faça isso imediatamente

Se você decide organizar, entre de cabeça e comprometa com o processo. Não procrastine ou deixe pilhas de descarte e doação para depois, faça-o agora. Preciso te dizer: Não é GLAMOROSO esse trabalho, é árduo e cansativo. Mas no final você terá a melhor sensação da sua vida. Viver numa casa organizada é valioso demais e você sentirá agradecida!

 Organize sua casa em ¨pedaços¨

É bem comum quando decide organizar a casa, querer começar tudo de uma vez. Socorro! Não faça isso. Desorganização mais desorganização vai gerar caos, e o caos gera estresse. Acaba com a saúde mental. Tenha planejamento e foco em um ambiente, comece assim, e se achar um ambiente demais pra você comece com uma gaveta de lingeries, e assim você vai premiar-se com a praticidade da sua gaveta de peças íntimas lindamente organizadas. Isso vai te impulsionar a fazer mais e mais, e tão logo, você estará com a casa toda organizada.
A separação dos espaços não apenas facilita a organização e o foco, mas também proporciona uma vitória mais rápida. Depois de concluir uma sala, você ficará empolgado em enfrentar a próxima. Organizar é cativante e você pode se fazer mais do que jamais imaginou. A boa notícia é que sua casa será organizada e você se sentirá muito melhor com isso!

Rotular itens

Quanto mais você rotula, maior a probabilidade de colocar as coisas de volta onde elas pertencem e manter sua casa organizada. Lembre-se de estar desorganizado e permitir que a desordem se acumule é um hábito que você precisa quebrar. Se você não fornecer as ferramentas necessárias, como rotular, poderá ter mais dificuldade em se organizar.

Agrupar itens ao organizar a casa

Agrupe as coisas que pertencem uma à outra e não as deixe desviar para outras pilhas. Na despensa, deixe alimentos de panificação próximos. Na cozinha, xícara e pires juntos.

Se você estiver organizando uma sala e encontrar coisas que pertencem a outra, coloque-as em uma organizador ao lado. Quando você concluir a organização da sala em que está trabalhando, leve esses itens para os lugares a que pertencem. Sugiro que espere até que a sala esteja completamente pronta antes de levar as coisas para seus respectivos lugares na casa, porque sei como é fácil se distrair depois que você sai do espaço em que está trabalhando. Confie em mim, apenas espere.

Emoções que colocamos, deixe-as ir

Acho que uma das partes mais difíceis de organizar sua casa é que há tantas emoções que colocamos nos itens que acumulamos. Aquele bilhete do jogo de futebol que fomos na copa do mundo preciso guardar?  Tenho que salvar isso. Aquela lembrancinha de molho de pimenta do noivado, ainda está aí guardado, você não consumiu e agora nem dá mais pra usar?

Existem coisas que não fazem sentido ter por perto. E esses itens, aos poucos vão se acumulando, acumulando e quando vê já está sem sentido e ocupando espaço de algo que te traz alegria.

 Vamos combinar, a verdade é que, mesmo sem essas coisas, você ainda terá essas memórias. 

Faça um compromisso consigo mesma

Organizar sua casa é excelente, mas se você não está disposta a se comprometer a mantê-la organizada, por que se preocupar? Você tem que se comprometer a melhorar sua vida e como você vive. Limpar a desordem em sua casa ajudará a fazer isso, mas você deve mantê-la limpa. Não tenha medo de dar o primeiro passo. Ou, se tiver com medo, reconheça o medo e faça-o de qualquer maneira. Você vai adorar a aparência e a sensação de viver em um espaço limpo, organizado e livre de desordem!

Você consegue!

You Might Also Like

0 comments

Que alegria ter você aqui!
Deixe o seu comentário/sugestão.

Sobre o Blog Cantinho Organizado

Desde 2010 | O Blog Cantinho Organizado é fruto de uma paixão por decoração e organização. Com o passar dos anos fui chamando de ¨meu projeto do coração¨. Foram surgindo os conteúdos com foco em todo o universo que envolve a casa; organização, receitas práticas, prazer em receber e já já teremos novidades. Agradecemos a sua visita! É uma alegria imensa ter você por aqui!

Pinterest