Pular para o conteúdo principal

Como organizar a cômoda do bebê passo a passo

Organizar a cômoda do bebê é uma tarefa deliciosa, pois é o momento que você acaba revendo as roupinhas e acessórios e já vai imaginando o baby em cada roupinha! 

Meias, luvinhas babadores e meias-sapatinhos na primeira gaveta

Dobras de bobys pra facilitar no dia a dia

Organizar a cômoda do bebê é uma tarefa deliciosa, pois você acaba tendo que rever todas as roupinhas e acessórios dessa pessoinha que está quase chegando! Com relação à arrumação, o processo em si não é difícil, mas pede que os pais sigam alguns padrões para facilitar a rotina de cuidados, amamentação e troca de fraldas do bebê.

Primeira gaveta da cômoda 

A ideia é que todas as coisas possam ser facilmente encontradas por eles no meio da madrugada (e com sono) ou por amigos e parentes que estiverem na casa dando uma força para os pais. Então, antes de aprender a organizar a cômoda do bebê de forma eficiente é preciso decorar o esqueminha: se tirar alguma coisa do lugar, ela precisa voltar para lá!

Imagina precisar de paninhos umedecidos às 3h da manhã e não saber onde estão!

Para os papais que forem desorganizados por natureza e já ficaram apavorados só de ler isso, vale a pena ir fazendo um treino simples de organização com as próprias roupas. Tirou? Volte com a peça para o mesmo lugar. 🍼

Escolhendo a cômoda do bebê

cômoda do bebê é um móvel indispensável para o quarto do seu filho, pois é nela onde você fará as trocas de fraldas e roupinhas. Existem vários modelos no mercados, mas é importante escolher um que não ocupe muito espaço no quarto e impeça a circulação dentro do cômodo.

Vale lembrar também que uma cômoda de bebê mais neutra, em tons de branco, madeira ou cinza, poderá ser usada por muito mais tempo. Por aqui escolhemos dessa vez uma cômoda básica, nada com a temática de bebê. Só precisava de um móvel com gavetas para acomodar algumas roupinhas e acessórios do Bernardo(essa foi a ideia).

A cômoda e o berço 

Como organizar a cômoda do bebê

O bebê vai ter um quarto só pra ele ou vai dormir no quarto dos papais? Esse um ponto que precisa ser analisado, pois vai depender do espaço disponível  Se achar que o espaço da cômoda não é suficiente, tem modelos de berço e cômoda juntos, pode ser um ótimo custo benefício para pouco espaço.

Como organizar cômoda de bebê passo a passo

Se você já escolheu a cômoda do bebê, é hora de arregaçar as mangas para deixar o móvel pronto e organizado antes do novo integrante chegar. A tarefa vai ficar mais fácil e divertida se os pais trabalharem juntos. Neste passo a passo você vai conferir, de forma visual, a melhor maneira de deixar tudo em ordem.

1. Limpe bem o móvel

Antes de colocar os itens dentro da cômoda do bebê, é importante fazer uma boa limpeza nele. Como a pele do recém-nascido é muito sensível, evite usar produtos de limpeza convencionais, que podem causar alergias ou deixar o quarto com um cheiro muito forte. Use apenas um paninho (novo) umedecido ou produtos especiais de bebê.

2. Acomode na parte superior o trocador e o kit higiene

A parte superior da cômoda do bebê é onde a maioria das trocas de fraldas acontece. O local é o mais recomendado porque fica em uma altura cômoda para os pais. Vale investir em um bom trocador para deixar seu filhote bem confortável e seguro.

Trocador retrô

Fonte: Pinterest

Quem quiser pular a compra do item e deixar para trocar o bebê em cima da cama, por exemplo, pode acabar sofrendo com dores nas costas. Além do trocador, o kit higiene (que vem com garrafinha térmica, porta cotonete e porta algodão), que será usado para limpar o bebê, também deve ficar na parte superior da cômoda.

Muitos pais também gostam de deixar um abajur infantil bem charmoso em cima do móvel para não precisarem acender a luz principal, mais forte, durante a madrugada.

Abajur charmoso

3. Coloque os itens para a troca da fralda na primeira gaveta

Pomadinhas, toalhas umedecidas, fraldas e cremes devem ser guardados na primeira gaveta para facilitar o acesso dos pais ou de quem estiver trocando o bebê. Outros acessórios de uso frequente, como itens de amamentação, chupeta, cortador de unha, talco, termômetro e escovinha de cabelo também devem estar nesta gaveta.

Como organizar a cômoda do bebê - Organização gavetas de fralda

Para deixar a cômoda do bebê livre de bagunça invista em organizadores estilo colmeia ou cestinhas que permitem dividir os produtos por grupo. Você também pode deixar nesta primeira gaveta um pequeno estoque dos produtos que mais usa para facilitar a reposição no dia a dia e o abastecimento da bolsa de passeio.

Como organizar a cômoda do bebê - Organizador de gaveta

Com relação à fralda, deixe na cômoda apenas o tamanho que estiver sendo usado no momento. O estoque maior você pode guardar na parte de cima do armário e ir retirando aos poucos .

4. Separe as roupas do bebê por tamanho

Durante essa fase, o bebê troca de numeração muito rapidamente, então, quando ele nascer provavelmente você já terá uma boa quantidade de roupinhas e sapatos de tamanhos diferentes em casa.

Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é separar todas elas por numeração. O padrão no Brasil, e que você deve seguir na organização da cômoda do seu bebê, é o seguinte:

● RN (Recém Nascido)
● 0 a 3 meses
● 3 a 6 meses
● 6 a 9 meses
● 1 ano

5. Guarde as roupinhas por tamanho em colmeias ou cestinhos

Agora que as roupinhas já estão todas separadas por tamanho, acomode-as em organizadores colmeia ou cestinhos para facilitar a retirada e arrumação das roupas no dia a dia. Os tamanhos maiores devem ficar por último na ordem da gaveta.

As roupinhas do Bernardo eu decidi organizá-las de forma mais prática possível, não utilizei as colmeias, fiquei apenas com cestinhas na primeira gaveta. Optei por dobras mais simples pensando exatamente no momento que as pecinhas são passadas. Logo, sabemos que cada minutinho é precioso.

Roupinhas com dobras simples e organizadas por modelo: no cantinho esquerdo boby manga curta, ao lado boby com manga longa, calças e rompers.

Como organizar a cômoda do bebê - Organizador de roupas na gaveta

Fonte: Pinterest

Utilize uma etiqueta simples, que você mesmo pode fazer em casa, na gaveta para identificar os tamanhos que estão em cada cestinho (ou espaço da colmeia). Assim você não confunde numerações muito próximas e tornar mais simples a tarefa de guardar no lugar certo as roupinhas que voltaram da lavanderia. Essa dica é especialmente útil para guardar as roupinhas de números maiores que a criança certamente irá ganhar de presente. Assim, elas já ficam organizadas na cômoda.

Roupinhas maiores ficaram na terceira gaveta dividindo espaço com algumas fraldas de pano e paninhos de boca.

Dependendo da região onde você mora, vale separar também os itens de frio e calor.

6. Guarde sapatinhos, luvas e fraldinhas de pano

Agora que já arrumamos os espaços mais importantes da cômoda do bebê, com artigos de primeira necessidade, as próximas gavetas podem seguir um clima mais relax de organização.

Depois das roupinhas, o ideal é guardar sapatinhos, meias, luvinhas e fraldinhas de pano. Esse último item, apesar de ser de uso frequente, ocupa bastante espaço no móvel e ficaria muito apertado nas gavetas anteriores.

7. Use as gavetas mais baixas para colocar bolsas e mantinhas

Como exige um esforço maior para ser acessada, as gavetas mais baixas devem ser usadas para guardar objetos de pouco uso, como bolsas, cobertores, mantinhas, eletrônicos e estoque de alguns produtos.

Gostou das dicas de como organizar a cômoda do bebê? 🍼 É importante lembrar que essa é apenas uma sugestão baseada na experiência de outros pais. Ao longo das semanas, de acordo com as necessidades que forem surgindo, você poderá fazer ajustes nessa configuração para facilitar a sua rotina de cuidados com o seu filho ou filha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O verdadeiro sentido da Mesa posta

A mesa posta está cada vez mais inserida em nossos lares e isso é realmente fantástico. Não podemos negar que uma mesa bonita e bem arrumada se torna um atrativo. Mas o que de fato vamos abordar nesse post não é sobre a decoração em si da mesa posta, vamos adentrar um pouquinho mais em algo que vai além dos belos pratos, taças, talheres e acessórios.  Quando falamos que vai além, não estamos diminuindo ou afirmando que isso é ruim, ou que não vale a pena, nada disso! Uma mesa bonita e bem decorada é capaz de deixar o momento a mesa além de belo, temos a certeza de todo o cuidado empregado em cada detalhe. Mas o que nós precisamos atentar é o poder que a mesa pode exercer na sua família e nos seus relacionamentos como um todo quando se torna um hábito.   Ao preparar a mesa não colocamos somente a refeição, colocamos e evidenciamos o amor, a alegria e a gratidão de estar ali, de ter alguém pra dividir e compartilhar não só o alimento, como também as histórias. E q...

Festa de Primeira Comunhão

A  primeira comunhão  é um dos sete sacramentos da igreja católica e um marco importante na vida de um fiel.  A primeira comunhão é um ritual com muitos simbolismos próprios, por isso é importante conhecê-los ou relembrá-los para te ajudar a organizar uma festa que represente da melhor forma esse momento e não fuja daquilo que é o foco do sacramento: a comunhão com cristo, representada na forma do pão e do vinho.  Por ser um momento único, organizar uma recepção logo após a celebração religiosa para receber a família, padrinhos e amigos é uma boa forma de comemorar. Geralmente é pela manhã, encerrando próximo do almoço. O que pede um almoço seguido de uma mesa de doces e bolo.  Decoração Fazer um apanhado de tudo o que você considera mais marcante sobre esse momento para te inspirar e busque combinar com a personalidade do participante, para que a festa possa ter um toque mais pessoal. O uso de símbolos da religião, como a  cruz , a  vela ba...

Sobre o sumiço, vantagens e desvantagens de trabalhar home office, sobre novos rumos

É verdade que tem meses que não apareço por aqui,  já vim aqui, comecei a escrever e logo parei. Não fluiu, não saiu como eu queria. Então ficou ali em rascunho. Mas tenho visitado a pg no facebook com relatos contando um pouquinho da vida do lado de cá. Estou numa fase de mudanças, até gostaria de mudar de casa também(do ap,rsrs) sei lá, as mudanças são boas, tudo bem que todas as vezes que nos mudamos por questões de trabalho do meu esposo é aquela correria, é sempre de repente e pra ontem. Mas como tudo tem o lado bom dessa vida, é também aquele momento que fazemos um limpa, observamos que não precisamos de muito. Observamos que acumulamos demais. Observamos ainda, que muitas coisas não tem necessidade. Então é isso. Acredito que seja isso, mudanças são sempre bem vindas, com elas aprendemos algo que muitas vezes nem nós mesmos temos essa dimensão. Com isso venho sempre me fazendo perguntas relacionadas ao blog, como ele fica, que caminho seguir. O layout já não me serve mais...