Pular para o conteúdo principal

Dicas para facilitar na hora de passar roupa

Ai...ai...
começar a semana falando de passar roupas??
Diz que nãoooo...

Tudo isso porque Eu não gosto. 
Mas por outro lado, se tem que ser feito,que seja bem feito não é mesmo!
Segundo o ¨ditado¨, serviço mal feito tem que fazer duas vezes, ou, até que fique bom! 

Pensando nisso algumas dicas do blog Organize sem frescurars!

Utensílios: ferro, tábua e borrifador. 
Tarefa: remover os amassados das roupas. 
Objetivo: terminar logo a tarefa. 
Problema: desânimo para enfrentar a tábua de passar.
A tarefa de passar roupa não é de forma alguma o meu grande amor,rsrs... não gosto, mas é necessário saber e como fazer. Antes de me casar, era uma negação em passar roupa, na verdade até hoje não sou muito fã (prefiro e gosto de fazer milhares de outras coisas), mas quando se casa ou vai morar sozinho, não tem jeito, tem que se virar.
E já que tem que ser feito, a melhor coisa é... fazer bem feito!
Se preferir, contrate uma pessoa para ajudar nesta função.
Algumas dicas para ajudar nessa tarefa:


Ajustes ao corpo. Uma postura correta acelera a tarefa e previne dores nas costas. Ajuste a tábua de passar na altura dos quadris. Quando segurar o ferro, seu cotovelo deve ficar dobrado num ângulo de 90 graus e seu ombro tem de se mover livremente.

Limpeza do ferro. Antes de ligar o ferro, verifique se não há resíduos acumulados no suporte. Remova-os antes de usá-lo (a sujeira no suporte pode aderir ao ferro e ser transferida para a roupa limpa).
Composição das roupas. Ler as etiquetas das roupas e acertar a temperatura do ferro para as fibras do tecido. Comece com as peças que requerem pouco calor (seda e as sintéticas) e termine com aquelas que precisam de um ferro mais quente (algodão e linhos).
Dica:  se tiver dúvida quanto à composição do tecido, opte por temperaturas mais baixas.

Só roupas limpas. Nunca passe roupas sujas ou manchadas. O calor do ferro fixa as manchas e suor, e intensifica os odores do tecido. Acredite, calor mais sujeira dá um péssimo resultado. 
Mantenha as roupas limpinhas antes de passar.

Escolha do ferro. Os mais modernos oferecem segurança e facilidade no uso. Veja se tem desligamento automático, ajuste de temperatura, reservatório espaçoso de água e borrifador embutido.

Borrifador. Tenha à mão um borrifador cheio d'água. Um rápido borrifo facilita alisar os amassados e acelera a tarefa de passar. Se você gosta de uma roupa sempre cheirosa, encha o frasco com água misturada a uma infusão de fragrâncias (que não mancham). Informe-se a respeito em lojas de roupa de cama, mesa e banho.

Áreas menores. Passe primeiro as áreas menores, como punhos e colarinhos, deixando as maiores para o fim. Isso evita o enrugamento dos lugares que você já passou.
Acompanhe a trama do tecido. Do mesmo modo como se lixa a madeira, passe o ferro no sentido da trama, e não contra. Passar a trama na diagonal estica e enruga o tecido.

Passar com pano. Em alguns casos, o pano ajuda muito. Use um retângulo de algodão, de trama fechada, sempre colocando entre a roupa e o ferro, para evitar o brilho que ele pode provocar em tecidos delicados ou lã.

Movimentos suaves. Mantenha o ferro sempre em movimento sem pressionar muito. Pressionar demais pode achatar as fibras e marcar áreas como os bolsos, enquanto um ferro muito lento pode amarelar ou queimar o tecido.
Não deixe amassar. Ao terminar de passar camisas, pendure-as imediatamente. Roupa que acabou de ser passada fica vulnerável a se amassar nas primeiras horas. Deixe a roupa esfriar e secar completamente antes de guardá-la no armário ou gaveta.
Temperatura do ferro de passar
Tecido               Temperatura do ferro
Acrílico                Fria
Algodão               De média a alta com vapor
                       Média com vapor
Linho                   De média a alta com vapor
Náilon                  Baixa
Poliéster               De baixa a média
Seda                    Baixa (lado avesso)
Fonte de inspiração: Organize sem frescuras. 

Notícias do Noivado:
Lembram que falei que meu maninho e cunhada ficaraíam noivos no sábado, então foi uma delícia, jantarzinho gostoso, churrasco delicioso,
bolo bem casado(depois coloco fotos), docinhos... e tudo a ¨carinha¨dos noivos, despojados e muito a vontade! 
Karine & Paulo Renato
foi bom demais participar com vocês desse momento
especial!
Amo.

Comentários

  1. Ei, Ana Lígia!! Menina, vc acredita que passar roupa é uma das coisas que mais gosto de fazer dentre os trabalhos de casa? Passar roupa e cozinhar.

    Quer uma dica? Coloca a tábua de passar em frente a TV e vai assistindo algo que vc goste. Passa rapidinho, o tempo e as roupas! Literalmente! hahaha

    Felicidades pro seu irmão!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Cynthia, eu não gosto...rsrs
    Qdo passo tem que ser vendo TV, alivia um pouquinho...rs!

    Obrigada, pelo meu mano!

    Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Que alegria ter você aqui!
Deixe o seu comentário/sugestão.

Postagens mais visitadas deste blog

O verdadeiro sentido da Mesa posta

A mesa posta está cada vez mais inserida em nossos lares e isso é realmente fantástico. Não podemos negar que uma mesa bonita e bem arrumada se torna um atrativo. Mas o que de fato vamos abordar nesse post não é sobre a decoração em si da mesa posta, vamos adentrar um pouquinho mais em algo que vai além dos belos pratos, taças, talheres e acessórios.  Quando falamos que vai além, não estamos diminuindo ou afirmando que isso é ruim, ou que não vale a pena, nada disso! Uma mesa bonita e bem decorada é capaz de deixar o momento a mesa além de belo, temos a certeza de todo o cuidado empregado em cada detalhe. Mas o que nós precisamos atentar é o poder que a mesa pode exercer na sua família e nos seus relacionamentos como um todo quando se torna um hábito.   Ao preparar a mesa não colocamos somente a refeição, colocamos e evidenciamos o amor, a alegria e a gratidão de estar ali, de ter alguém pra dividir e compartilhar não só o alimento, como também as histórias. E q...

Festa de Primeira Comunhão

A  primeira comunhão  é um dos sete sacramentos da igreja católica e um marco importante na vida de um fiel.  A primeira comunhão é um ritual com muitos simbolismos próprios, por isso é importante conhecê-los ou relembrá-los para te ajudar a organizar uma festa que represente da melhor forma esse momento e não fuja daquilo que é o foco do sacramento: a comunhão com cristo, representada na forma do pão e do vinho.  Por ser um momento único, organizar uma recepção logo após a celebração religiosa para receber a família, padrinhos e amigos é uma boa forma de comemorar. Geralmente é pela manhã, encerrando próximo do almoço. O que pede um almoço seguido de uma mesa de doces e bolo.  Decoração Fazer um apanhado de tudo o que você considera mais marcante sobre esse momento para te inspirar e busque combinar com a personalidade do participante, para que a festa possa ter um toque mais pessoal. O uso de símbolos da religião, como a  cruz , a  vela ba...

Sobre o sumiço, vantagens e desvantagens de trabalhar home office, sobre novos rumos

É verdade que tem meses que não apareço por aqui,  já vim aqui, comecei a escrever e logo parei. Não fluiu, não saiu como eu queria. Então ficou ali em rascunho. Mas tenho visitado a pg no facebook com relatos contando um pouquinho da vida do lado de cá. Estou numa fase de mudanças, até gostaria de mudar de casa também(do ap,rsrs) sei lá, as mudanças são boas, tudo bem que todas as vezes que nos mudamos por questões de trabalho do meu esposo é aquela correria, é sempre de repente e pra ontem. Mas como tudo tem o lado bom dessa vida, é também aquele momento que fazemos um limpa, observamos que não precisamos de muito. Observamos que acumulamos demais. Observamos ainda, que muitas coisas não tem necessidade. Então é isso. Acredito que seja isso, mudanças são sempre bem vindas, com elas aprendemos algo que muitas vezes nem nós mesmos temos essa dimensão. Com isso venho sempre me fazendo perguntas relacionadas ao blog, como ele fica, que caminho seguir. O layout já não me serve mais...