Regulamentação da Profissão de Designer de Interiores
setembro 23, 2013logo: Ulbra |
Hoje venho falar um pouquinho pra vocês que estão sempre aqui no Blog, como começou a minha admiração e querer o Design de Interiores como profissão.
Em 2009 a 2011 eu participava de algumas comunidades no orkut sobre decoração.
Apenas curiosa e com alguns pitacos tímidos. A partir daí fui me interessando e buscando informações sobre a área, atuação e tudo mais que me falasse e esclarecesse as minhas dúvidas. A partir disso descobri o curso de Decoração de Interiores da Professora Leíla Buarque em Niterói, no La Salle Instituto Abeu. Comecei fazendo apenas o básico. Eu queria realmente ter certeza daquilo, se era realmente isso mesmo.
Afinal pelo menos pra mim nada cai do céu não, a grana tem que ser bem investida,(hahaha).
Posso dizer que de Abril a início de dezembro foi brilhante e decisivo na minha vida.
Era realmente isso!
Logo em seguida houve mudanças e viemos pra Brasília, o ano passado foi impossível dar continuidade, por vários motivos. Um ano que começou com aquela correria que quem vive ou viveu essa história de mudar de estado sabe bem. E quando tem filhos na ¨parada¨,uffa é barra. E a hora era de recomeçar, escola, rotina...
Logo no início desse ano tive uma baita surpresa, não fechou a turma e teria que esperar mais um pouco pra dar continuidade ao meu sonho.
As vezes chegava a imaginar: ¨será que é isso mesmo¨... ¨será que estou no caminho¨???
Aparecem várias perguntas não é mesmo. Mas uma luzinha me dizia calma, nada é fácil, e se precisar de esperar vamos esperar. Pra mim isso é super difícil,(tô aprendendo), mas posso dizer pra vocês, que anos atrás isso seria um grande tormento,
sempre queria as coisas pra ontem.
Mas a vida vai nos ensinando.
Tem um tempo pra tudo!
Existe um tempo pra cada coisa. E na minha vida tenho sempre um o maior aliado, Deus, confio, acredito e deposito os meus sonhos nos projetos dEle pra minha vida e da minha família.
Como toda e qualquer profissão existem as dificuldades, Designer de Interiores tem mais uma: A Regulamentação. É isso, pra quem não sabe, apesar de terem cursos em grandes Universidades privadas e públicas (UFG, UFRJ,... etc) reconhecidos pelo MEC a profissão não é regulamentada e agora está em pauta no Senado.
Como estudante estou torcendo e cheia de expectativa.
Estou acompanhando tudo que se passa para a regulamentação,
E se você também que tem interesse deixo aqui alguns links.
Gosto muito do blog do Paulo Oliveira-Design:Ações e Críticas e o grupo no facebook também Design: Ações e Críticas.
Apesar de não ser ainda uma profissão regulamentada, o Design de Interiores tem sua atividade listada na CBO – Classificação Brasileira de Ocupações. Portanto, não há qualquer dúvida quanto à legitimidade do exercício profissional.
Um pouquinho de Design!
Proporções, estética, harmonia, forma, volume, matérias, textura, cor, conforto, ergonomia.
Ótima Semana!!
2 comments
Nossa! Não sábia que não é regulamentada. Estou pensando em começar o curso no proximo ano letivo! Amei o post...
ResponderExcluirbjks
blogdabiane.com.br
Oi Biane,
Excluirse tu gostas, mergulha!!
Pois é qto a regulamentação, infelizmente vejo que tem alguns desencontros, uma profissão que já existe há anos não tem porque não regulamentar não é mesmo!
Beijos,obrigada por sua visita!
Que alegria ter você aqui!
Deixe o seu comentário/sugestão.