Regulamentação da Profissão de Designer de Interiores

setembro 23, 2013

logo: Ulbra

Hoje venho falar um pouquinho pra vocês que estão sempre aqui no Blog, como começou a minha admiração e querer o Design de Interiores como profissão.

Em 2009 a 2011 eu participava de algumas comunidades no orkut sobre decoração. 
Apenas curiosa e com alguns pitacos tímidos. A partir daí fui me interessando e buscando informações sobre a área, atuação e tudo mais que me falasse e esclarecesse as minhas dúvidas. A partir disso descobri o curso de Decoração de Interiores da Professora Leíla Buarque em Niterói, no La Salle Instituto Abeu. Comecei fazendo apenas o básico. Eu queria realmente ter certeza daquilo, se era realmente isso mesmo. 
Afinal pelo menos pra mim nada cai do céu não, a grana tem que ser bem investida,(hahaha). 
Posso dizer que de Abril a início de dezembro foi brilhante e decisivo na minha vida. 
Era realmente isso!
Logo em seguida houve mudanças e viemos pra Brasília, o ano passado foi impossível dar continuidade, por vários motivos. Um ano que começou com aquela correria que quem vive ou viveu essa história de mudar de estado sabe bem. E quando tem filhos na ¨parada¨,uffa é barra. E a hora era de recomeçar, escola, rotina...

Logo no início desse ano tive uma baita surpresa, não fechou a turma e teria que esperar mais um pouco pra dar continuidade ao meu sonho.
As vezes chegava a imaginar: ¨será que é isso mesmo¨... ¨será que estou no caminho¨??? 
Aparecem várias perguntas não é mesmo. Mas uma luzinha me dizia calma, nada é fácil, e se precisar de esperar vamos esperar. Pra mim isso é super difícil,(tô aprendendo), mas posso dizer  pra vocês, que anos atrás isso seria um grande tormento, 
sempre queria as coisas pra ontem.
Mas a vida vai nos ensinando. 
Tem um tempo pra tudo!
Existe um tempo pra cada coisa. E na minha vida tenho sempre um o maior aliado, Deus, confio, acredito e deposito os meus sonhos nos projetos dEle pra minha vida e da minha família.  

Como toda e qualquer profissão existem as dificuldades, Designer de Interiores tem mais uma: A Regulamentação. É isso, pra quem não sabe, apesar de terem cursos em grandes Universidades privadas e públicas (UFG, UFRJ,... etc) reconhecidos pelo MEC a profissão não é regulamentada e agora está em pauta no Senado.
Como estudante estou torcendo e cheia de expectativa. 
Estou acompanhando tudo que se passa para a regulamentação, 
E se você também que tem interesse deixo aqui alguns links.
Gosto muito do blog do Paulo Oliveira-Design:Ações e Críticas e o grupo no facebook também Design: Ações e Críticas.

Apesar de não ser ainda uma profissão regulamentada, o Design de Interiores tem sua atividade listada na CBO – Classificação Brasileira de Ocupações. Portanto, não há qualquer dúvida quanto à legitimidade do exercício profissional. 

 Um pouquinho de Design!
Proporções, estética, harmonia, forma, volume, matérias, textura, cor, conforto, ergonomia.




Ótima Semana!!

You Might Also Like

2 comments

  1. Nossa! Não sábia que não é regulamentada. Estou pensando em começar o curso no proximo ano letivo! Amei o post...

    bjks

    blogdabiane.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Biane,
      se tu gostas, mergulha!!
      Pois é qto a regulamentação, infelizmente vejo que tem alguns desencontros, uma profissão que já existe há anos não tem porque não regulamentar não é mesmo!

      Beijos,obrigada por sua visita!

      Excluir

Que alegria ter você aqui!
Deixe o seu comentário/sugestão.

Sobre o Blog Cantinho Organizado

Desde 2010 | O Blog Cantinho Organizado é fruto de uma paixão por decoração e organização. Com o passar dos anos fui chamando de ¨meu projeto do coração¨. Foram surgindo os conteúdos com foco em todo o universo que envolve a casa; organização, receitas práticas, prazer em receber e já já teremos novidades. Agradecemos a sua visita! É uma alegria imensa ter você por aqui!

Pinterest