Pular para o conteúdo principal

Artesanato do tempo da vovó: camisa porta pregador

Quem é que nunca perdeu um pé de meia na lavagem ou colocou os pregadores no lugar errado depois de recolher a roupa do varal? Isso acontece com mais frequência do que a gente imagina, não é? Então, por que não seguir o exemplo da vovó - ela sim sabia como lavar roupa e pendurá-las para secar de forma prática e eficiente!

Pois bem, com uma camisa velha e alguns materiais fáceis de encontrar em casa, você pode fazer um porta pregador - como aquele que a sua avó tinha – para guardar não só os pregadores que insistem em desaparecer da lavanderia, mas também as meias que se perdem durante a lavagem da roupa. Veja como é fácil criar este acessório super útil para a sua área de serviço. Confira o passo a passo a seguir!

Fotos: Jenny Bateman
Materiais:
Uma camisa velha (criança ou adulto)
Um cabide de roupas (plástico ou madeira)
Tesoura
Agulha e linha (máquina de costura: opcional)

Instruções:

1. Ajuste a camisa no cabide para definir o tamanho do porta pregador

• Se usar um cabide pequeno (como aqueles usados para roupa de criança, calça ou peças menores) o tamanho será perfeito.
• Já se for um cabide maior (de madeira ou plástico), é possível reduzi-lo serrando as extremidades pela metade.

2. Coloque o gancho do cabide por dentro da camisa e corte um retângulo usando ambos lados da roupa para formar um saco.

• Centralize o gancho na parte do pescoço e suavize as rugas da camisa antes de cortá-la.
• Use as pontas do cabide para definir a largura do porta pregador, mas não se esqueça de deixar um espaço extra para fazer a costura.
• O comprimento do porta pregadores fica a seu critério, mas lembre-se que se for muito fundo fica mais difícil de retirar os pregadores!
3. Vire a camisa do avesso e costure a abertura frontal.

• Se quiser pular esta etapa da costura ou preferir um visual menos tradicional para o seu artesanato, use uma camisa pólo ou com decote em V.
• Ao costurar a parte superior do porta pregadores, lembre-se que a abertura precisa ser larga o suficiente para a sua mão passar com facilidade.

4. Depois de costurar os lados e o fundo do seu porta pregadores, vire a camisa para o lado certo.

• Considere o uso de uma fita adesiva para segurar as pontas da camisa enquanto estiver costurando a parte inferior do porta pregadores.
• Reforce a costura na base do seu artesanato para que ele possa sustentar o peso dos pregadores.
 

5. Coloque o cabide no lugar certo e costure ao longo do comprimento de cada braço
 

6. Oba, seu porta pregadores está prontinho!

·         Deixe-o em um local de fácil acesso na sua lavanderia, pode ser no varal ou em algum ganchinho na parede.
·         Por que não usar a lapela da camisa para pendurar algum pé de meia que se perde na lavagem?


Legal, não é mesmo?  A vovó realmente sabia das coisas!!!

Comentários

Postar um comentário

Que alegria ter você aqui!
Deixe o seu comentário/sugestão.

Postagens mais visitadas deste blog

O verdadeiro sentido da Mesa posta

A mesa posta está cada vez mais inserida em nossos lares e isso é realmente fantástico. Não podemos negar que uma mesa bonita e bem arrumada se torna um atrativo. Mas o que de fato vamos abordar nesse post não é sobre a decoração em si da mesa posta, vamos adentrar um pouquinho mais em algo que vai além dos belos pratos, taças, talheres e acessórios.  Quando falamos que vai além, não estamos diminuindo ou afirmando que isso é ruim, ou que não vale a pena, nada disso! Uma mesa bonita e bem decorada é capaz de deixar o momento a mesa além de belo, temos a certeza de todo o cuidado empregado em cada detalhe. Mas o que nós precisamos atentar é o poder que a mesa pode exercer na sua família e nos seus relacionamentos como um todo quando se torna um hábito.   Ao preparar a mesa não colocamos somente a refeição, colocamos e evidenciamos o amor, a alegria e a gratidão de estar ali, de ter alguém pra dividir e compartilhar não só o alimento, como também as histórias. E q...

Brincadeiras para a noite de Natal

P or aqui estamos pensando em algumas  brincadeiras divertidas para esse momento , entre pesquisas encontramos algumas bem interessantes. DUPLA PREMIADA Elabore cartões pequenos (a figura da capa era uma árvore de natal) e abrindo havia uma frase. Ex: “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”. Sempre 2 cartões com a mesma frase. Quando cada convidado chegava, recebia 1 cartão e pedíamos que o guardasse para uma surpresa durante a festa. No meio do tempo estimado para a festa, alguém da equipe organizadora fazia a seguinte comunicação: Feliz Natal a todos! Agora uma surpresa: Temos vários presentes para entregar. Para ganhá-los, cada um de vocês precisa  encontrar o colega que está com o cartão com a mesma frase. Os primeiros presentes são os melhores, portanto, apressem-se e aproveitem para confraternizar! Boa sorte! As duplas devem se apresentar aqui em frente (uma pessoa deverá ficar responsável por organizar a entrega dos presentes para as duplas). ...

5 Dicas para Decorar a Sala de Jantar

Tem coisa mais gostosa do que reunir a família ao redor da mesa, conversar, comer comidas gostosas e criar memórias? Por menor que seja o espaço é sempre válido ter um cantinho para as refeições. Se você quer dar uma cara nova na sala de jantar acompanhe a nossa seleção de inspirações e dicas pra você! Mesa redonda são indicadas para sala quadrada! Como Escolher a Mesa de Jantar A sala de jantar e composta por poucos móveis, a mesa, algumas cadeiras e um móvel de apoio, como um buffet ou aparador. Sendo a mesa o maior móvel e também o que vai definir o estilo da sua sala de jantar. É importante escolher o modelo e o tamanho ideal para seu espaço físico e para que a circulação não fique comprometida. Você deve considerar qual o número de pessoas que deseja acomodar nas refeições e daí verificar as medidas de circulação e afastamento das cadeiras. A mesa redonda costuma acomodar mais pessoas, mas também ocupa um pouco mais de espaço. São indicadas para sala quadrada.  Taman...