O melhor pão caseiro da sua vida

julho 31, 2019


Sem enrolação já vou logo confirmando que este é o MELHOR PÃO CASEIRO DA SUA VIDA mesmo! Um pãozinho feito em casa, manteiga derretendo e um cafezinho, humm... me segura que eu não resisto. E você, resiste?

Por aqui sempre temos receitinhas, para o lanche, almoço, jantar ou um doce. Adepta de receitas práticas eu não abro mão de toda semana ter bolo fresquinho na mesa. No início do casamento eu achava meio complicado fazer um pão, essa história de sovar a massa, ai só de pensar eu já desistia. Com o tempo fui tomando gosto, afinal, minha mãe sempre foi e será o meu grande exemplo na cozinha por sempre colocar à mesa sempre um alimento bem feito e preparado com carinho. 

Sou do tempo que os lanches eram aqueles biscoitinhos fritos de queijo(aqui tem receita), doce ou salgado, beiju, mané pelado(bolo de mandioca, sou goiana então sabe como é né, pra gente aipim ou macaxeira é mandioca,hahaha), bolos, rosquinhas, bolinho de chuva, pamonha(como ia me esquecer dessa delícia). Casei e logo depois senti aquela vontade de fazer as delícias que a minha mãe sempre fazia pra gente, pra quem não gostava de cozinhar, passou a gostar. Pesquisar receitas práticas sempre tem sido uma grande paixão.

Agora vamos a essa receita que é da Lu(conheci não tem tanto tempo o canal dela e sério, eu amei)

Pão Caseiro Simples da Lu - Culinária em Casa

1 Forma untada com manteiga e farinha de trigo
1kg de farinha de trigo
2 pacotinhos de fermento biológico seco, se for usar o fresco, dilui no açúcar da receita
250 ml de leite morno
250 ml de água morna
2 ovos 
125 ml de óleo
1 colher de (sopa) de sal
1/2 xícara de açúcar
1 gema de ovo com 2 colheres de (sopa) de leite para pincelar o pão

Modo de preparo

1 - Em uma bacia coloque a farinha de trigo e o fermento e misture.
2 - Leve o leite e água para esquentar(conforme o vídeo pode usar somente água)
3 - Faça uma cavidade na farinha e coloque o açúcar, sal, os ovos e o óleo.
4 - Misture formando um creme
5 - Acrescente o leite morno(não pode ser quente para não queimar o fermento)
6 - Misture a massa até obter o ponto
7 - Importante: essa massa fica mais molinha certo!
8 - Logo em seguida divida a massa, abra com um rolo/garrafa e faça os pães
9 - Passe a gema com leite(opcional eu não estou passando e fica como na foto)
10-Coloque para crescer(geralmente aqui deixo uns 40 minutos, vai depender do clima)

Espero que vocês gostem da receita, por aqui é sempre um sucesso!

You Might Also Like

3 comments

  1. Gente resolvi deixar registrado aqui nos comentários, estou lanchando esse pão no momento, é realmente uma delícia, gostoso demais(hoje fiz só meia medida) o melhor pão caseiro!
    Só faz!😉

    ResponderExcluir
  2. Adoro pão caseiro e este só pela foto parece ficar muito bom mesmo, será que dá pra fazer na Airfryer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, que alegria receber seu comentário Paula 🥰
      Por aqui é um sucesso esse pão, é delicioso mesmo, super fofinho e fácil de fazer.

      Nunca fiz na air fryer, por isso não sei te dizer se fica na mesma textura do forno elétrico.
      Se fizer, volte e nos conte como ficou😉
      Um abraço 🌷

      Excluir

Que alegria ter você aqui!
Deixe o seu comentário/sugestão.

Sobre o Blog Cantinho Organizado

Desde 2010 | O Blog Cantinho Organizado é fruto de uma paixão por decoração e organização. Com o passar dos anos fui chamando de ¨meu projeto do coração¨. Foram surgindo os conteúdos com foco em todo o universo que envolve a casa; organização, receitas práticas, prazer em receber e já já teremos novidades. Agradecemos a sua visita! É uma alegria imensa ter você por aqui!

Pinterest