Como as crianças podem ajudar na organização da casa?{8de30}

abril 08, 2020

Recentemente eu escrevi um artigo Como a Organização mudou a minha vida! Lá eu coloco de forma clara e objetiva todos os benefícios que trago durante todo esse tempo que a organização chegou na minha vida. Eu te convido a ler, vale a pena, e quem sabe pode ajudar você a desmistificar ou mesmo acreditar que a organização não é algo distante de você, é pra você! Um lar organizado sempre deixa a sensação de sentir-se abraçado. É como ser recebido, onde a anfitriã preparou minuciosamente todos os detalhes para que o convidado sinta abraçado. Compreender a pedagogia da organização envolve muito mais que sentimentos, é abraçar uma rotina onde a primeira a ganhar é você!
Participação das crianças na organização da casa|pixabay imagem 

A organização não é sobre ter um chinelo na sala, ou os pares de calçados num canto da sala que foram retirados as pressas do quintal. Não é sobre uns brinquedos no tapete da sala. A organização é sobre ter o controle de como funciona a sua casa e a sua vida.

Como impactar a família para que eles também colaborem com a organização da casa?

Eu não acredito em receitas prontinhas, pois pra mim o envolvimento da família sempre foi visto como um dever, ligado diretamente a disciplina e interação. Precisamos cuidar do que temos. É uma forma de ser grato. Mas isso não quer dizer que é fácil, é um passo de cada dia, ensinar, estar perto, acompanhar e ter paciência. Os nossos filhos precisam compreender que todo brinquedo tem uma casa, é como nós, quando saímos voltamos para nossa casa, o brinquedo ou objeto também tem a sua própria casinha.

É interessante, enquanto escrevo comecei a lembrar de como era quando os meninos eram crianças e como eles se comportavam com os brinquedos. O filho mais velho tinha uma marca registrada; os amiguinhos chegavam e ele dizia, pode brincar, só não pode ir embora sem guardar😍! Mas o outro detalhe que quero compartilhar, é que sempre tiveram o hábito de brincar com cada um de uma vez. Exemplo: se era hotwhees, era os carrinhos e a pista. Se era Max Stell, era somente os bonecos. Legos, somente eles. Não jogava todos os brinquedos das caixas no chão, acredito que era mais fácil no final para guardar, além é claro, de ter um envolvimento maior e aproveitar ao máximo cada brinquedo.

No caso dos filhos já grandinhos(como os meus) muda as responsabilidades, mas continuam com os deveres que cabe a cada um, vira e mexe precisa lembrá-los. Mas sabe o que observo, não podemos desistir e fazer por eles. Por mais difícil que seja ter que lembrá-los, é importante eles fazerem.

Mude hábitos e transforme a sua vida! 

Gostou do artigo? Tem esse aqui também Como organizar a casa com a ajuda das crianças

You Might Also Like

0 comments

Que alegria ter você aqui!
Deixe o seu comentário/sugestão.

Sobre o Blog Cantinho Organizado

Desde 2010 | O Blog Cantinho Organizado é fruto de uma paixão por decoração e organização. Com o passar dos anos fui chamando de ¨meu projeto do coração¨. Foram surgindo os conteúdos com foco em todo o universo que envolve a casa; organização, receitas práticas, prazer em receber e já já teremos novidades. Agradecemos a sua visita! É uma alegria imensa ter você por aqui!

Pinterest