5 dicas imperdíveis para facilitar a rotina doméstica

maio 17, 2022

Manter sua casa limpa e arrumada não precisa ser complicado ou consumir todo o seu precioso tempo. Aqui estão 5 Dicas imperdíveis para facilitar a rotina doméstica para manter sua casa limpa e livre de desordem, de maneira simples e sem estresse.
Dicas imperdíveis para facilitar a rotina doméstica

Muitas vezes nossas casas podem roubar nossa energia e nosso tempo. Passamos tempo limpando, arrumando e cuidando de tudo e pode parecer um ciclo interminável, especialmente quando você tem uma família ocupada e uma vida ocupada.

No entanto, existem maneiras de tornar a manutenção de sua casa muito mais fácil com apenas um pouco de planejamento e algumas rotinas e hábitos úteis. É sobre isso que falaremos neste artigo e espero que as ideias que compartilharei ajudem você a criar algumas rotinas domésticas simples para manter sua casa limpa e organizada!  

Rotinas domésticas para economizar tempo energia

1. Arrume sua cama todos os dias

Todos em nossa casa arrumam suas camas todas as manhãs. Como faz parte de sua rotina diária normal, ninguém reclama disso! 

Pode ser que dê um pouco de trabalho até tornar um hábito, mas seja persistente, logo todos irão reconhecer que o dia fica muito melhor e produtivo. Ao ponto de reconhecer que arrumar a cama é a primeira tarefa do dia. No entanto, a persistência vale a pena e eles irão fazer isso todos os dias!

Eu sempre arrumo minha cama, pois é apenas parte do processo de me preparar física e mentalmente para o dia. Me faz tão bem passar pelo corredor e ver a nossa cama com lençóis esticados.

Também é surpreendente a diferença que pode fazer no seu quarto se a sua cama, pelo menos, estiver arrumada!

2. Esteja atenta à desordem

A desordem pode se infiltrar até mesmo na casa mais simplificada e minimalista, se você não ficar de guarda e fazer algo a respeito! Não se esqueça de que a desordem nem sempre é óbvia. Pode ser lixo eletrônico caindo no tapete da sua porta, plástico enrolado em sua comida, paus e pedras que seus filhos trazem do jardim.

Fique de olho na desordem em sua casa e não hesite em se livrar dela se não a quiser em seu espaço de vida. Mantenha uma caixa à mão e coloque coisas nela que você deseja organizar. Ao percorrer sua casa, anote mentalmente o que você usa e o que raramente vê a luz do dia. Se você não usa algo, não serve a um propósito, agrega valor ou não aprecia de alguma forma, então talvez seja hora de colocá-lo na caixa e doá-lo!

3. Lavanderia

Calcule com que frequência você precisa lavar uma carga de roupa e crie uma rotina de fazer isso com a regularidade que sua casa exige.

Costumo lavar a cada dois dias. Também me certifico de que a cesta de roupas limpas seja dobrada, passada a ferro, se necessário, e guardada antes de ir para a cama naquela noite.

Dessa forma, todos têm um suprimento fresco de roupas limpas e a roupa suja não se acumula.

Outro incentivo para ficar por dentro da lavanderia é ter menos roupas. Você precisará lavar a roupa mais rápido se todos tiverem alguns itens a menos para vestir, para que não fiquem sem roupas limpas. Mas, isso ajudará a evitar que as pilhas de roupa se acumulem, o que aumenta a desordem em nossa casa.

4. Limpe durante e após cada lanche e refeição

Aqui não me refiro apenas a lavar a louça depois de cada refeição! Reserve alguns minutos extras para arrumar também, incluindo:

    • Limpe as superfícies da cozinha enquanto cozinha
    • Limpe a mesa depois de comer
    • Varrer ou aspirar debaixo da mesa após cada refeição.

Alguns minutos gastos assim podem economizar muito trabalho mais tarde!

Uma tática que gosto de usar em minha própria casa é que as crianças não podem comer em qualquer lugar, exceto na mesa de jantar. Deixo que levem garrafas de água pela casa, mas lanches e xícaras ou copos de suco devem ser comidos ou bebidos à mesa. Isso significa que tudo pode ser colocado diretamente na máquina de lavar louça com facilidade e não há migalhas ou restos de comida espalhados pela casa. Não sei por quanto tempo essa regra vai continuar à medida que meus filhos crescerem, mas tem sido uma estratégia útil enquanto eles são jovens! 

5. Lave os pratos depois de usá-los

Adquira o hábito de lavar a louça, copos e talheres logo após as refeições.

Levará apenas alguns minutos em vez de empilhar tudo na pia ao longo do dia para você lavar e guardar à noite. Há muitas maneiras melhores de passar suas noites!

Se você tem uma máquina de lavar louça, talvez faça o que eu faço. Carregue tudo durante o dia após cada refeição. Ligue-o para correr após a sua última refeição do dia, para que termine na hora de dormir e descarregue-o logo pela manhã.

Além de economizar tempo, sua cozinha ficará muito mais arrumada sem pratos sujos na pia!

Uma casa limpa e arrumada é mais fácil se você tiver menos coisas nela. Pode ser o óbvio, mas uma casa livre de desordem tem menos coisas para mover, limpar e arrumar. Tudo em sua casa exige que você gerencie ou cuide dela de alguma forma. Pode precisar de limpeza, lavagem, arrumação, limpeza de pó, triagem.

Pergunte a si mesmo se você está preparado para gastar tempo e energia cuidando de suas coisas ou se prefere ter tempo e energia de volta em vez de gerenciar essas coisas?

Uma boa maneira de pensar nisso é considerar a 'lista de tarefas silenciosas'. Este conceito veio do livro de Fumio Sasaki 'Goodbye, Things'. As coisas em nossa casa podem não estar listadas em nossas listas normais de tarefas, mas essas coisas ainda requerem manutenção e gerenciamento e algo a ser feito.

Há muitas coisas que queremos manter em nossas casas, mas considerar o que essas coisas exigem de você pode ser um bom filtro para decidir se você realmente deseja mantê-las!

OBSERVE O PROGRESSO E NÃO A PERFEIÇÃO

Sua casa não é uma casa de shows. É o centro de sua vida familiar e é um espaço que trabalha duro para você. A única maneira de ficar perfeitamente limpa é você não morar nela ou passar a vida inteira limpando. Há muito mais vida lá fora para viver!

EMPILHAMENTO DE HÁBITOS

As rotinas são fáceis quando você entra no ritmo delas, mas podem ser difíceis de implementar no início. Esquecemos, procrastinamos e inventamos desculpas!

Uma maneira de construir rotinas e hábitos regulares é empilhando hábitos. Como James Clear escreve: “Uma das melhores maneiras de construir um novo hábito é identificar um hábito atual que você já pratica todos os dias e, em seguida, empilhar seu novo comportamento em cima”.

Assim, por exemplo:

    • Depois de sair da cama de manhã, arrume sua cama imediatamente.
    • Depois de secar a roupa suja, coloque-a nos armários e gavetas, não em uma pilha para separar mais tarde.

  • COMPARTILHE SEUS PENSAMENTOS

    Eu adoraria saber se você tem alguma rotina para sua casa. O que funciona bem para você? Você tem alguma dica ou ideia para compartilhar. Deixe um comentário no final do post!

You Might Also Like

0 comments

Que alegria ter você aqui!
Deixe o seu comentário/sugestão.

Sobre o Blog Cantinho Organizado

Desde 2010 | O Blog Cantinho Organizado é fruto de uma paixão por decoração e organização. Com o passar dos anos fui chamando de ¨meu projeto do coração¨. Foram surgindo os conteúdos com foco em todo o universo que envolve a casa; organização, receitas práticas, prazer em receber e já já teremos novidades. Agradecemos a sua visita! É uma alegria imensa ter você por aqui!

Pinterest