Pular para o conteúdo principal

A Organização não precisa ser perfeita

 O perfeccionismo pode ser um obstáculo para a organização!

A organização não precisa ser perfeita 

Muitas vezes ao planejar organizar um ambiente ou mesmo a geladeira da sua casa, você pode cair nessa armadilha de pensar que não vai conseguir organizar por falta de produtos adequados de organização. Isso é um erro, eu preciso te falar que a organização não precisa ser perfeita. Você pode começar hoje mesmo com o que você tem aí na sua casa. 

Nós precisamos abraçar a organização não com perfeição, mas como uma maneira de simplificar a vida. Ter mais tempo para as coisas mais importantes. A medida que destralhamos a nossa casa, a nossa mente fica mais leve.

Não sei por onde começar

Tudo bem, você não precisa se desesperar! Comece com uma gaveta. Sinta a satisfação de vê-la organizada e prática.  

Compartilho a seguir 5 passos pra você refletir sobre a organização. 

1. A organização é para ganho a longo prazo

Oganizar não é um projeto que você pode marcar uma vez e pronto. Sim, você pode organizar uma sala ou uma gaveta dessa maneira, mas para ficar consistentemente livre de desordem, você deve olhar para isso como um ganho a longo prazo.

O que você não se livrar hoje, você pode se livrar amanhã. Não há prazos rígidos e rápidos, sua vida não parecerá instantaneamente mais fácil e menos pesada da noite para o dia, mas gradualmente e lentamente, à medida que você tira a desordem de sua casa, sua mente também se sente mais fácil e menos pesada.

2. Organizar não é tudo ou nada

Novamente, como mencionamos acima, você pode limpar a desordem um pouco de cada vez. Remova a desordem óbvia primeiro e depois dê a volta em varreduras sucessivas para remover um pouco mais de desordem a cada vez. O que você perde na primeira rodada, você provavelmente vai pegar na segunda vez. Você não precisa obter toda a desordem na primeira vez.

3. Contando números

É ótimo dizer que você organizou 50 itens de sua casa hoje, mas, na verdade, mesmo um item a menos é um pedaço a menos de desordem para mover, arrumar e limpar. Um item a menos todos os dias durante um ano são 365 itens – grandes ou pequenos.

Esqueça os números, não se pressione para atingir uma meta definida, apenas faça um pouco com frequência, sempre que sentir vontade. A desordem logo desaparecerá e é mais do que provável que você se sinta motivado a fazer um pouco mais quando começar a ver o progresso (não a perfeição!).

4. Seguindo as regras

Existem muitas regras de organização sobre as quais você pode ler. Comece em um lugar fácil, faça a si mesmo perguntas sobre o que manter e do que se livrar, livre-se de duplicatas, não guarde itens por culpa, não guarde coisas que você não compraria agora.

Esqueça as regras, se você encontrar uma estratégia que funcione para você, use-a. Mesmo que seja apenas sua regra colocar uma coisa na caixa de doação todos os dias durante uma semana, ou parar de comprar roupas pelos próximos 3 meses. Esqueça as regras que fazem você se sentir desmoralizado, frustrado ou como se estivesse fazendo algo errado. Este é o seu material, sua casa, então você faz suas próprias regras!

5. Medo

Um dos medos de organização que muitos de nós temos é se livrar de algo que podemos precisar mais tarde. Para ser honesto, isso já aconteceu comigo algumas vezes, mas geralmente, o benefício que recebo de ter menos desordem supera totalmente a inconveniência de ter que comprar ou pedir emprestado algo que dei.

Se estou arrumando, quero acertar. Não quero enfrentar a perspectiva de ter me livrado de algo de que mais tarde precisei. Isso seria um desperdício de dinheiro, esforço e tempo. Assim, meu eu perfeccionista ficaria paralisado na inação por causa das consequências de tomar a decisão errada.

Dicas do blog que eu gosto muito de ler Balance Through Simplicity os artigos são ótimos e o conteúdo é realmente fantástico!

O que eu espero de coração é que você possa compreender que a organização não precisa ser tudo ou nada. Comece aos poucos e sinta os benefícios.

Um abraço, fique com Deus e até o próximo post!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O verdadeiro sentido da Mesa posta

A mesa posta está cada vez mais inserida em nossos lares e isso é realmente fantástico. Não podemos negar que uma mesa bonita e bem arrumada se torna um atrativo. Mas o que de fato vamos abordar nesse post não é sobre a decoração em si da mesa posta, vamos adentrar um pouquinho mais em algo que vai além dos belos pratos, taças, talheres e acessórios.  Quando falamos que vai além, não estamos diminuindo ou afirmando que isso é ruim, ou que não vale a pena, nada disso! Uma mesa bonita e bem decorada é capaz de deixar o momento a mesa além de belo, temos a certeza de todo o cuidado empregado em cada detalhe. Mas o que nós precisamos atentar é o poder que a mesa pode exercer na sua família e nos seus relacionamentos como um todo quando se torna um hábito.   Ao preparar a mesa não colocamos somente a refeição, colocamos e evidenciamos o amor, a alegria e a gratidão de estar ali, de ter alguém pra dividir e compartilhar não só o alimento, como também as histórias. E q...

Festa de Primeira Comunhão

A  primeira comunhão  é um dos sete sacramentos da igreja católica e um marco importante na vida de um fiel.  A primeira comunhão é um ritual com muitos simbolismos próprios, por isso é importante conhecê-los ou relembrá-los para te ajudar a organizar uma festa que represente da melhor forma esse momento e não fuja daquilo que é o foco do sacramento: a comunhão com cristo, representada na forma do pão e do vinho.  Por ser um momento único, organizar uma recepção logo após a celebração religiosa para receber a família, padrinhos e amigos é uma boa forma de comemorar. Geralmente é pela manhã, encerrando próximo do almoço. O que pede um almoço seguido de uma mesa de doces e bolo.  Decoração Fazer um apanhado de tudo o que você considera mais marcante sobre esse momento para te inspirar e busque combinar com a personalidade do participante, para que a festa possa ter um toque mais pessoal. O uso de símbolos da religião, como a  cruz , a  vela ba...

Sobre o sumiço, vantagens e desvantagens de trabalhar home office, sobre novos rumos

É verdade que tem meses que não apareço por aqui,  já vim aqui, comecei a escrever e logo parei. Não fluiu, não saiu como eu queria. Então ficou ali em rascunho. Mas tenho visitado a pg no facebook com relatos contando um pouquinho da vida do lado de cá. Estou numa fase de mudanças, até gostaria de mudar de casa também(do ap,rsrs) sei lá, as mudanças são boas, tudo bem que todas as vezes que nos mudamos por questões de trabalho do meu esposo é aquela correria, é sempre de repente e pra ontem. Mas como tudo tem o lado bom dessa vida, é também aquele momento que fazemos um limpa, observamos que não precisamos de muito. Observamos que acumulamos demais. Observamos ainda, que muitas coisas não tem necessidade. Então é isso. Acredito que seja isso, mudanças são sempre bem vindas, com elas aprendemos algo que muitas vezes nem nós mesmos temos essa dimensão. Com isso venho sempre me fazendo perguntas relacionadas ao blog, como ele fica, que caminho seguir. O layout já não me serve mais...