A Organização não precisa ser perfeita

julho 25, 2022

 O perfeccionismo pode ser um obstáculo para a organização!

A organização não precisa ser perfeita 

Muitas vezes ao planejar organizar um ambiente ou mesmo a geladeira da sua casa, você pode cair nessa armadilha de pensar que não vai conseguir organizar por falta de produtos adequados de organização. Isso é um erro, eu preciso te falar que a organização não precisa ser perfeita. Você pode começar hoje mesmo com o que você tem aí na sua casa. 

Nós precisamos abraçar a organização não com perfeição, mas como uma maneira de simplificar a vida. Ter mais tempo para as coisas mais importantes. A medida que destralhamos a nossa casa, a nossa mente fica mais leve.

Não sei por onde começar

Tudo bem, você não precisa se desesperar! Comece com uma gaveta. Sinta a satisfação de vê-la organizada e prática.  

Compartilho a seguir 5 passos pra você refletir sobre a organização. 

1. A organização é para ganho a longo prazo

Oganizar não é um projeto que você pode marcar uma vez e pronto. Sim, você pode organizar uma sala ou uma gaveta dessa maneira, mas para ficar consistentemente livre de desordem, você deve olhar para isso como um ganho a longo prazo.

O que você não se livrar hoje, você pode se livrar amanhã. Não há prazos rígidos e rápidos, sua vida não parecerá instantaneamente mais fácil e menos pesada da noite para o dia, mas gradualmente e lentamente, à medida que você tira a desordem de sua casa, sua mente também se sente mais fácil e menos pesada.

2. Organizar não é tudo ou nada

Novamente, como mencionamos acima, você pode limpar a desordem um pouco de cada vez. Remova a desordem óbvia primeiro e depois dê a volta em varreduras sucessivas para remover um pouco mais de desordem a cada vez. O que você perde na primeira rodada, você provavelmente vai pegar na segunda vez. Você não precisa obter toda a desordem na primeira vez.

3. Contando números

É ótimo dizer que você organizou 50 itens de sua casa hoje, mas, na verdade, mesmo um item a menos é um pedaço a menos de desordem para mover, arrumar e limpar. Um item a menos todos os dias durante um ano são 365 itens – grandes ou pequenos.

Esqueça os números, não se pressione para atingir uma meta definida, apenas faça um pouco com frequência, sempre que sentir vontade. A desordem logo desaparecerá e é mais do que provável que você se sinta motivado a fazer um pouco mais quando começar a ver o progresso (não a perfeição!).

4. Seguindo as regras

Existem muitas regras de organização sobre as quais você pode ler. Comece em um lugar fácil, faça a si mesmo perguntas sobre o que manter e do que se livrar, livre-se de duplicatas, não guarde itens por culpa, não guarde coisas que você não compraria agora.

Esqueça as regras, se você encontrar uma estratégia que funcione para você, use-a. Mesmo que seja apenas sua regra colocar uma coisa na caixa de doação todos os dias durante uma semana, ou parar de comprar roupas pelos próximos 3 meses. Esqueça as regras que fazem você se sentir desmoralizado, frustrado ou como se estivesse fazendo algo errado. Este é o seu material, sua casa, então você faz suas próprias regras!

5. Medo

Um dos medos de organização que muitos de nós temos é se livrar de algo que podemos precisar mais tarde. Para ser honesto, isso já aconteceu comigo algumas vezes, mas geralmente, o benefício que recebo de ter menos desordem supera totalmente a inconveniência de ter que comprar ou pedir emprestado algo que dei.

Se estou arrumando, quero acertar. Não quero enfrentar a perspectiva de ter me livrado de algo de que mais tarde precisei. Isso seria um desperdício de dinheiro, esforço e tempo. Assim, meu eu perfeccionista ficaria paralisado na inação por causa das consequências de tomar a decisão errada.

Dicas do blog que eu gosto muito de ler Balance Through Simplicity os artigos são ótimos e o conteúdo é realmente fantástico!

O que eu espero de coração é que você possa compreender que a organização não precisa ser tudo ou nada. Comece aos poucos e sinta os benefícios.

Um abraço, fique com Deus e até o próximo post!


You Might Also Like

0 comments

Que alegria ter você aqui!
Deixe o seu comentário/sugestão.

Sobre o Blog Cantinho Organizado

Desde 2010 | O Blog Cantinho Organizado é fruto de uma paixão por decoração e organização. Com o passar dos anos fui chamando de ¨meu projeto do coração¨. Foram surgindo os conteúdos com foco em todo o universo que envolve a casa; organização, receitas práticas, prazer em receber e já já teremos novidades. Agradecemos a sua visita! É uma alegria imensa ter você por aqui!

Pinterest