Dicas para colocar a mesa posta atento as regras de etiqueta

outubro 22, 2019

Colocar à mesa é uma das formas mais valiosas de externar bons sentimentos. Mesmo na simplicidade de um encontro, podemos nos atentar para dispor os objetos à mesa de forma correta, conforme as regras de etiqueta. Sempre surge algumas dúvidas quanto a disposição, se pode ou não usar guardanapo de papel, onde dispor corretamente. Essas e outras dúvidas vamos esclarecer.
Home With Holliday
Toalha de mesa e/ou jogo americano - Ambos cumprem a mesma função que é proteger a mesa. Portanto, um ou outro.  toalha de mesa é indicada para ocasiões em que você pretende receber um número grande de convidados, o que demandará um espaço maior sobre a mesa para pratos, copos, taças e talheres. as toalhas hoje estão muito mais fáceis de manter, lavar e passar – e há inclusive as de tecido tratado que não mancham.
De modo que na verdade, o que vai orientar a escolha é o gosto pessoal e muitas vezes o tampo de mesa – uma vez que tampos em madeira mais nobre ou mármores podem ser mais valorizados com um bonito jogo americano que deixe aparente a superfície. Em uma refeição mais informal é possível usar jogos americanos esportivos em material natural ou reciclado – mas o mesmo se aplica para toalhas estampadas em chita e outros tecidos rústicos. Assim como, em um jantar formal podemos usar jogos americanos em linho bordado (alguns até em fio de ouro ou prata) e dar a mesa a aparência de extremo requinte.
Um cuidado importante é harmonizar os jogos americanos com os demais acessórios de sua mesa, como apoios de travessas, jarras etc. Se um for trabalhado ou outro será liso
Pinterest
Sousplat - é uma palavra francesa{suplá} e significa “prato de baixo”, é uma espécie de prato maior do que o de refeição e que serve como base para os pratos utilizados para servir o almoço ou jantar. É um objeto decorativo, sua posição na mesa é rente a ponta da mesa. Sousplat maiores podem cumprir o papel do jogo americano. Mas atenção, somente se for grande o suficiente para comportar os talheres em sua base, ok.

Pinterest
Prato Raso - Colocar três dedos antes da boda da mesa. Sua função é servir o prato principal. 
Cosi Home
Prato de sobremesa - Entrada. Mas e depois de servir a entrada como posso retirar para servir o prato principal? Tenha preparado uma bandeja, já deixe separado.
Talheres - Se tem alguma dúvida quanto a disposição, pense o seguinte: do lado direito{ a faca | a colher} lado esquerdo{o garfo | o guardanapo}. 
dicas importantes: fio da faca sempre virado pra dentro, no momento da refeição o fio da faca sempre virado pra você.

Loja Amor em mesa
Guardanapos - Pode usar de tecido ou não, o importante é dispor corretamente. Em cima do prato ou do lado esquerdo do lado do talher(garfo).
A gente vê  fotos de mesas com guardanapo duplo, fica realmente muito bonito, e funciona sim, para uma sessão de fotos, apresentação de produtos e até mesmo um workshop. Mas para o dia o dia  e para receber seus convidados o uso do guardanapo duplo não se torna prático e tão pouco viável.

Pottery Barn
Porta guardanapo - é opcional, porém existem no mercado diversos modelos. E vamos combinar eles deixam a mesa mais linda ainda. 
Taça para bebida - na diagonal ou do lado
Taça de água ou copo - sempre em primeiro plano, do lado direito.
Qualquer dúvida quanto a disposição, clica nesse link Receber bem - Etiqueta à mesa

Espero que você goste das dicas.
E se você tem alguma dúvida ou dica que não falamos nesse post dá uma olhada em Dicas importantes para receber bem os amigos  😉

Se você tem interesse em conhecer mais o verdadeiro Sentido da Mesa Posta eu indico o curso Mesa Posta Sem Mistério o link vai te direcionar para a página de venda do produto,  você vai encontrar um texto muito bem explicado com tudo que o curso oferece e também depoimentos de quem já fez o curso. 
Eu desejo de coração que você tenha na mesa posta momentos incríveis com a sua família.
Caso você compre o produto eu ganho uma porcentagem sobre a venda!🥰😉

You Might Also Like

0 comments

Que alegria ter você aqui!
Deixe o seu comentário/sugestão.

Sobre o Blog Cantinho Organizado

Desde 2010 | O Blog Cantinho Organizado é fruto de uma paixão por decoração e organização. Com o passar dos anos fui chamando de ¨meu projeto do coração¨. Foram surgindo os conteúdos com foco em todo o universo que envolve a casa; organização, receitas práticas, prazer em receber e já já teremos novidades. Agradecemos a sua visita! É uma alegria imensa ter você por aqui!

Pinterest