Pular para o conteúdo principal

Autoestima - Pare de reclamar e Comece a agradecer

 O QUE É A AUTOESTIMA?

Autoestima é a atitude que escolhemos ter em relação a nós mesmos. É composta por emoções, experiências pessoais, valores, opiniões sobre nossas condutas e crenças sobre quem somos e do que somos capazes. As crenças são as características mais importantes já que decidem quais comportamentos são considerados positivos e negativos por nós.

Em outras palavras, a autoestima é o valor que atribuímos a nós mesmos.
Muitas vezes estamos aprisionadas a ver somente aquilo que nos falta ou aquilo que ainda não conquistamos. Eu te convido a eliminar esse pensamento da sua vida. Enquanto estamos com esse pensamento deixamos de ver aquilo que já conquistamos, deixamos passar despercebido os pequenos grandes milagres do nosso dia a dia. 

Procure fazer um exame de consciência de tudo que tem impedido você de fazer o que precisa ser feito. Não se limite! Saiba que se você precisa eliminar uns quilinhos, ninguém fará por você. SÓ VOCÊ PODE FAZER!

Se quer ter uma rotina de auto cuidado mas vê uma complicação por ter filho pequeno. Assuma um compromisso com você, levante 10, 15 minutos antes e vai ter o SEU momento. Pode parecer pouco, mas já ouviu o ditado comece com pouco, mas comece! Aqui vale esse ditado.

PARE DE RECLAMAR!

Entenda porque você precisa parar de reclamar 

Existem muitos fatores que influenciam o estresse, e um deles é o nosso próprio comportamento em relação à realidade que nos rodeia.

Claro, muitas vezes, nos sentimos sobrecarregados que precisamos expressar esse sentimento de alguma forma. Mas, na maioria das vezes, são só queixas que não produzem nenhuma mudança em nossa vida. Ao contrário, as reclamações podem ter um impacto muito negativo sobre nós e sobre aqueles que estão ao nosso redor.

O Dr. Travis Bradberry — Ph.D. em Psicologia Clínica e autor do best-seller Inteligência Emocional 2.0 — esclarece como se dá essa relação:

“Quando você reclama, seu corpo libera o hormônio do estresse, cortisol. O cortisol muda você para o modo lutar ou fugir, direcionando oxigênio, sangue e energia para longe de tudo, exceto dos sistemas que são essenciais para a sobrevivência imediata. 
Um efeito do cortisol, por exemplo, é aumentar a pressão arterial e o açúcar no sangue para que você esteja preparado para escapar ou se defender. 
Todo o cortisol extra liberado por reclamações frequentes prejudica o sistema imunológico e o torna mais suscetível ao colesterol alto, diabetes, doenças cardíacas e obesidade. Até torna o cérebro mais vulnerável a derrames.”*

É importante compreender que não reclamar é um ato de paciência e amor ao próximo. Seja aquela pessoa agradável, feliz, otimista que qualquer pessoa que se aproxima sente algo diferente. E vamos combinar como é bom estar perto de alguém assim!

Ser grato te diferencia

Como sair desse hábito de reclamação?

Comece a praticar o hábito da gratidão. Todos os dias ao acordar tenha um tempo de agradecer, falar com Deus, e vai pensando em 5 motivos pra ser grato. Imagine você, essa reflexão pode mudar a sua visão e mudar a forma de enfrentar os desafios.

5 MOTIVOS PARA SER GRATO

- Estar vivo

- Estar respirando

- Ter uma família

- Sentir o sabor dos alimentos

- Ter com quem contar(esses são só alguns motivos, fale aí os seus também) 😉

A gratidão tem o poder de blindar a pessoas das dificuldades da vida. Isso porque pessoas gratas tem maior facilidade de perdoar, são menos narcisistas, são mais generosas e essa sensação reflete no todo. Pesquisas estão sendo realizadas por psicólogos, filósofos e cientistas, e é uma das formas mais elevadas de maturidade emocional.

Eu já fui aquela pessoa que reclamava por muito pouco, com o tempo e leitura de bons livros eu fui aprendendo que era necessário mudar. Que tinha uma raiz a tal reclamação, e aí fui vendo que a minha história, o que eu ouvia lá na infância tinha tudo a ver com o que eu estava entregando. É um processo, nos conhecer e ir lapidando a nossa história, a partir daí tudo muda, a nossa visão de dificuldades é alterada, de toda situação difícil podemos tirar boas lições.

Agora, eu quero te ouvir/ler, me diz aí como você lida com as situações do cotidiano? Quais são os seus 5 motivos para agradecer? 

Foi um prazer estar aqui em mais um artigo, um abraço, fique com Deus e até o próximo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincadeiras para a noite de Natal

P or aqui estamos pensando em algumas  brincadeiras divertidas para esse momento , entre pesquisas encontramos algumas bem interessantes. DUPLA PREMIADA Elabore cartões pequenos (a figura da capa era uma árvore de natal) e abrindo havia uma frase. Ex: “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”. Sempre 2 cartões com a mesma frase. Quando cada convidado chegava, recebia 1 cartão e pedíamos que o guardasse para uma surpresa durante a festa. No meio do tempo estimado para a festa, alguém da equipe organizadora fazia a seguinte comunicação: Feliz Natal a todos! Agora uma surpresa: Temos vários presentes para entregar. Para ganhá-los, cada um de vocês precisa  encontrar o colega que está com o cartão com a mesma frase. Os primeiros presentes são os melhores, portanto, apressem-se e aproveitem para confraternizar! Boa sorte! As duplas devem se apresentar aqui em frente (uma pessoa deverá ficar responsável por organizar a entrega dos presentes para as duplas). ...

O verdadeiro sentido da Mesa posta

A mesa posta está cada vez mais inserida em nossos lares e isso é realmente fantástico. Não podemos negar que uma mesa bonita e bem arrumada se torna um atrativo. Mas o que de fato vamos abordar nesse post não é sobre a decoração em si da mesa posta, vamos adentrar um pouquinho mais em algo que vai além dos belos pratos, taças, talheres e acessórios.  Quando falamos que vai além, não estamos diminuindo ou afirmando que isso é ruim, ou que não vale a pena, nada disso! Uma mesa bonita e bem decorada é capaz de deixar o momento a mesa além de belo, temos a certeza de todo o cuidado empregado em cada detalhe. Mas o que nós precisamos atentar é o poder que a mesa pode exercer na sua família e nos seus relacionamentos como um todo quando se torna um hábito.   Ao preparar a mesa não colocamos somente a refeição, colocamos e evidenciamos o amor, a alegria e a gratidão de estar ali, de ter alguém pra dividir e compartilhar não só o alimento, como também as histórias. E q...

5 Dicas para Decorar a Sala de Jantar

Tem coisa mais gostosa do que reunir a família ao redor da mesa, conversar, comer comidas gostosas e criar memórias? Por menor que seja o espaço é sempre válido ter um cantinho para as refeições. Se você quer dar uma cara nova na sala de jantar acompanhe a nossa seleção de inspirações e dicas pra você! Mesa redonda são indicadas para sala quadrada! Como Escolher a Mesa de Jantar A sala de jantar e composta por poucos móveis, a mesa, algumas cadeiras e um móvel de apoio, como um buffet ou aparador. Sendo a mesa o maior móvel e também o que vai definir o estilo da sua sala de jantar. É importante escolher o modelo e o tamanho ideal para seu espaço físico e para que a circulação não fique comprometida. Você deve considerar qual o número de pessoas que deseja acomodar nas refeições e daí verificar as medidas de circulação e afastamento das cadeiras. A mesa redonda costuma acomodar mais pessoas, mas também ocupa um pouco mais de espaço. São indicadas para sala quadrada.  Taman...